A Turma dos 100: Limpeza nas Praias de Salvador e Camaçari
Olha que quentinha! No próximo sábado, aquelas praias arretadas de Piatã, em Salvador, e Arembepe, em Camaçari, vão receber um batalhão de cerca de 100 voluntários, tudo em nome do Dia Mundial de Limpeza. Quem tá por trás dessa farra ecológica é o Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado da Bahia (Sindiplasba), juntinho com a Braskem, a Naturalle e a galera da startup Solos.
Agora, minha gente, o borogodó da vez é a economia circular. Eles querem juntar a comunidade nesse mutirão, todo mundo brincando de limpar e aprender que lixo não é coisa pra ficar jogado por aí. A missão é ensinar o povo a reciclar, descartar direitinho e, quem sabe, deixar esse mundão um pouco mais sustentável. A bagunça ordenada começa às 8h e vai até meio-dia, então bota o espertinho pra trabalhar e desce lá!
Vixe, e o que vão fazer com tanto lixo recolhido? Em Arembepe, a galera da Limpec vai dar um fim digno nos resíduos, mandando tudo pra Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (Coopmarc). Já em Piatã, a Camapet vai cuidar do babado, garantindo que tudo seja reaproveitado de boa.
Essa história toda do Dia Mundial de Limpeza tá amarradinha nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. É um tal de ODS 14 que fala de cuidar dos oceanos e dos mares, sem fazer lambança. A ideia é botar o povo mundo afora pra limpar, plantar e, principalmente, parar de jogar lixo onde não deve, dando uma mãozinha pro meio ambiente. Então, bora lá, meu povo! A hora é essa!