Olha só, minha gente, prepara o coração que vem aí um bafo quente: a malha aérea da Bahia tá que nem festa em dia de São João! Durante o verão 2025/2026, entre 13 de dezembro e 1º de fevereiro, a Azul Linhas Aéreas resolveu soltar os cachorros e vai colocar na pista a belíssima quantia de 580 voos a mais para Salvador e Ilhéus! Sim, são 85 mil novos assentos para a galera pegar aquele solzinho. E tudo isso foi costurado com carinho pela Secretaria de Turismo da Bahia. Foi anúncio grandão, viu? A responsável por isso é a Setur-BA, que papou a novidade nesta segunda (18) em Salvador. Olha que chique!
Agora, segura essa: Salvador vai receber o maior carinho com 432 voos extras! É um verdadeiro carnaval de decolagens, aumentando em 22% a quantidade de artigos voadores e 25% a quantidade de assentos. São 64,9 mil lugares a mais pra gente colocar o bumbum e sair por aí. E quem gosta de variedade, fiquem sabendo que as ligações sazonais vão sair de Congonhas (SP), Goiânia (GO), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP) e Uberlândia (MG). É bom passar batido e garantir o lugar!
E Ilhéus, coitado, também não ficou pra trás! Vai ter 148 novas operações, o que significa uma festa de 56% a mais nas decolagens e 62% nos lugares. Ao todo, são 20,1 mil assentos a mais, pra quem não se escora na rede. Agora, vai ter voos sazonais para Congonhas e operações adicionais para Confins (MG). E as rotas regulares de Goiânia, Campinas e Salvador continuam firme e forte. Olho nas promoções, viu?
De acordo com a Azul, a expectativa é que os voos de Ilhéus fiquem mais cheios que a fila do pão em dia de promoção. Eles estão apostando que a ocupação vai passar dos 85%. Quem não quer garantir o lugar na praia, não é mesmo?
O que é bom, dura pouco!
A diretora da Azul Viagens, Giulliana Mesquita, deu aquele show e disse que essa expansão é um reflexo do retorno positivo do mercado. Olha, não é só alguém jogando confete, a mulher já avisou: “Esse fortalecimento do turismo aqui no Nordeste é fruto da parceria entre a gente e a galera do setor público e privado. E como a gente já percebeu, 30% a mais de passageiros desembarcando pra cá só mostra que o bagulho tá bem!”
Parece que a chefe de gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, também fez questão de estar no evento e soltou que essa ação é mais importante que feijoada em domingo! Ela lembrou que a Secretaria de Turismo tá trabalhando em diversos eixos, como biossegurança e a qualificação dos nossos serviços. “O aumento da malha aérea é fundamental e estamos liderando o turismo brasileiro com as nossas brejas e belezas”, disse a moça. E não é pra menos, né?
Impacto na economia, bebê!
Além de tudo isso, a expectativa do governo é que essa nova conectividade faça a hotelaria dançar a valsa, movimente o comércio, encha as barrigas de gente com comidas gostosas e ainda crie empregos temporários nesse verãozão. É a Bahia bombando na sua essência, com seu apelo cultural e as praias que nem precisam de marketing, né?
Enquanto Salvador puxa o público com sua herança cultural e festas animadas, Ilhéus traz um toque de suas belezuras à beira-mar, invocando o espírito do grande Jorge Amado. E com essa nova ligação direta com Congonhas, já podem preparar a canga, porque a galera de São Paulo vai querer descer em peso. Minas Gerais também tá na jogada, com tudo pra ser um mercado estratégicão pro nosso litoral!