Olha aí, minha gente, presta atenção que a Mainha tá trazendo uma novidade quente saindo do forno do Instituto Butantan! O Ministério da Saúde deu o papo reto nesta terça-feira (9) e anunciou as regras pra usar a nova vacina contra a dengue. Segura essa: é a primeira vacina de dose única contra a zika da dengue feita todinha aqui no Brasilzão, viu? O Butantan pisou na bola e já tá querendo mostrar serviço!
Vixe Maria, não para por aí não, visse? O primeiro lote, com 1,3 milhão de doses, vai direto pros trampo dos profissionais da Atenção Primária, aqueles que tão na linha de frente lá nas UBSs e fazendo visita em casa de doente. O trem tá marcado pra chegar no nordeste – quer dizer, no fim de janeiro de 2026, viu? O povo que batalha aí já pode começar a comemorar!
E aí, ouvindo o babado, o ministro Alexandre Padilha mandou a real: proteger quem tá na ponta é mais que necessário, é urgente! Ele falou que esses profissionais que são a porta de entrada pras pessoas que pegam dengue merecem logo essa proteção pra não ficarem no sufoco. Olha a moral que o Butantan ganhou, minha gente!
Mas segura essa que a esperança é grande: com o fabril crescendo, a vacina deve chegar pra toda a população, começando pelos idosos com mais de 59 anos e descendo até os jovenzinhos de 15, devagarinho, na manha. Essas escolhas foram discutidas a dedo, com base na situação do Brasil e na conversa da galera técnica no começo de dezembro. Tudo certinho, minha gente!
Agora, preste atenção no quipá: pra fazer esse volume crescer, o Butantan se juntou com a empresa chinesa WuXi Vaccines – sim, meus filhos, parceria internacional pra agilizar o serviço e transferir tecnologia pra lá de avançada. É o Brasil mostrando que pode também!
E tem mais: pra estudar o impacto dessa vacina nesse bailão da dengue em massa, a cidade de Botucatu, em São Paulo, vai ser tipo um laboratório vivo! Diferente do restante do Brasil, lá vai começar vacinando geral quem tem entre 15 e 59 anos, bem mais rápido mesmo, pra gente ver no que dá. Se a turma fizer a parte dela, com uns 40% a 50% de adesão, já vai dar pra sentir o freio na dengue, oxe!
Pra relembrar, nessa pandemia de covid-19, Botucatu já mostrou serviço com vacinação em massa, então o cenário é bom. Também tão de olho noutras cidades onde o tal do sorotipo DENV-3 – que tá dando um aumento nos casos pra 2024 – tá dominando o penteado, pra ampliar a ação.
Agora segura que a vacina, meu povo, mostrou eficácia top: 74,7% pra quem sente a dengue no corpo, de 12 a 59 anos, e impressionantes 89% pra quem corre risco de dengue grave ou com sinais sinistros, conforme revelou a Anvisa quando liberou o registro dessa maravilha na segunda (8). Tá aprovado e com selo de qualidade!
Lembra que o SUS já tinha uma vacina da dengue, né? Essa aí vem do Japão, é em duas doses e é pra molecada de 10 a 14 anos. Só que agora o Butantan chegou chegando com dose única e vacina mais ampla!
Pra fechar com chave de ouro, desde 2024, quando o Brasil foi o primeiro do mundo a botar a vacina na rede pública, já passaram de 7,4 milhões de doses aplicadas. E a previsão? O Ministério da Saúde garantiu 9 milhões pras terras do ano que vem e mais 9 milhões para 2027. Bruuu, aí meu povo, tô vendo a dengue indo pra rua num passo de tartaruga!





