Mainha avisa: quando o povo começa a tossir e a água cheira estranho… tem caroço nesse angu, viu?

💥 Veneno no subsolo e na vida do povo!

Menino, segura essa bomba! A empresa Tronox, que fabrica aquele tal de Dióxido de Titânio (TiO2), tá deixando um rastro de dor e doença no litoral norte, mais precisamente em Areias, na Região Metropolitana de Salvador. O caso é tão grave que a Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Camaçari já entrou no circuito!

O presidente da comissão, vereador Manoel Jacaré (PP), foi bem claro: “Estamos colhendo provas técnicas e logo teremos um posicionamento oficial.” Mainha aqui já tá com o terço na mão, porque se o laudo confirmar, a empresa vai ter que bancar os custos médicos de muito morador adoentado!

🧪 O povo tá bebendo água com chumbo, níquel e sofrimento!

Você não leu errado, não! O Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) já tinha descoberto metais pesados no lençol freático. Resultado? Multa pesada e Ministério Público de olho. E não é de hoje não!

Em 2008, essa mesma empresa, que antes se chamava Millenium Inorganic Chemicals, pintou a praia de Jauá com uma mancha amarela. Em 2012, teve que assinar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) prometendo se comportar. Mas Mainha te pergunta: cadê esse bom comportamento?

Em 2015, a Fundação José Silveira botou mais lenha no fogo e comprovou que a água de Areias tá mais pra poção do mal. A presença de níquel e chumbo foi confirmada – metais que podem causar câncer de pulmão, de seios nasais e até rim! Um escândalo!

🩺 Morador doente quer tratamento… e com razão!

O vereador Jacaré não quer saber de enrolação e promete acionar a justiça pra que a Tronox arque com tratamento médico para moradores que apresentem doenças crônicas comprovadas. E vamos combinar, né? Já passou da hora!

🏙️ PDDU pode expulsar empresa?

Olha a reviravolta de novela! Em março, a Câmara de Vereadores aprovou o novo PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano). E segundo o vereador Tagner Cerqueira (PT), essa belezura pode até pedir a saída da empresa da região. Será que vamos ver a Tronox fazendo as malas?

“A comunidade de Areias tá sofrendo. Tem morador com câncer e tudo mais”, disse Tagner.

🤯 E agora, Tronox?

A empresa tá na mira do Ministério Público da Bahia, que já considera o caso como descumprimento do TAC de 2012. Ou seja, a bomba já estourou, só falta saber quem vai limpar a sujeira!

FOTOS: A TARDE PLAY

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here