Oxente minha gente, senta que lá vem notícia das boas lá do Tribunal de Justiça da Bahia, tudo que a gente gosta de saber, bem baianinho e direto! Pois não é que na sexta-feira passada, dia 31, o TJ-BA complicou foi não! Instalou novas Varas Cíveis nas comarcas de Camaçari e Candeias, aquelas belezuras ali na Região Metropolitana de Salvador. Agora meu povo, é pra garantir que todo mundo tenha direito de brigar na justiça sem ficar esperando até o São João de 2050, né? A ideia é dar um chega pra lá na demora e deixar o serviço do juiz lá afiado, afiadíssimo!
E quem comandou a festança foi nada mais, nada menos que a desembargadora presidente Cynthia Maria Pina Resende. A dama fez questão de contar que essa mexida foi porque essas comarcas cresceram que nem mói de crema e, com isso, a tal da justiça precisa de mais barriga pra acolher a demanda. Pra vocês terem ideia do bicho, só em Camaçari, de janeiro até outubro, chegaram mais de 4.600 processos novinhos em folha! Cada vara que já tinha na cidade tava quebrando o coco, recebendo uns 300 processos por mês – isso é mais caso do que muita vara aí da capital, viu? Pra ajudar no agito, Camaçari é um polo industrial danado de grande, então o treco que chega no juiz é daqueles difíceis, que dá um trabalho danado pra resolver com calma.
E Candeias? Ah, minha filha, essa cidade tá que nem pipoca no fogo, só crescendo porque é cheia de petróleo e indústria pesada. Esse povo aí também começou a mandar rolar muitos processos e a tal da vara cível que existia tava quase atolando, disse a desembargadora, que não é boba nem nada e sabe das coisas. Não dava pra segurar mais, não!
Agora se liga que tem mais: em Candeias, deram um upgrade e instalaram a 2ª Vara Cível – essa vai cuidar de tudo que envolve reclamação de consumidor, problemas cíveis, comerciais, registros públicos, aquele babado de acidente de trabalho e também a fazenda pública. A juíza Ana Bárbara Barbuda, que já ralava na única vara anterior, disse que isso era um sonho realizado com suor e confiança da galera. Disse até que vai melhorar “significativamente” o atendimento do judiciário que tava quase virando São João sem fim de processos. Durante a festa, a desembargadora Cynthia e a juíza Ana Bárbara ainda foram homenageadas com o título de Cidadã Candeiense, porque trabalho digno tem que ser reconhecido, né minha gente?
E em Camaçari, minha gente, que ninguém duvide, também rolou a instalação da 3ª Vara Cível, no Fórum Clemente Mariani. Essa nova unidade vai cuidar daqueles casos de consumidor que tão no prato de todos, questões cíveis e comerciais, e até acidentes de trabalho, porque, olha, quem trabalha tem que ter quem defenda no meio do impasse, né não? E o que isso significa? Que os processos vão ser divididos numa boa entre as três varas, dando aquela resfriada na sobrecarga e melhorando a qualidade do serviço pra galera que corre atrás da justiça. A juíza Bianca Gomes da Silva, que é a manda-chuva do Fórum, avisou que isso é um “ganho efetivo” – e quem não gosta de um ganho efetivo na vida, minha gente?! Camaçari cresceu pra valer, já passa dos 300 mil moradores e sempre pediu por essa 3ª vara. Agora tudo indica que a justiça vai andar mais ligeiro e com mais jeito.
Viu só? Justiça baiana botando a mão na massa e garantindo que a gente baiano pode reclamar do direito sem perder santo e nem tempo! Tá aí, contado por mim, a Fofoca da Mainha, com todo o respeito e o jeitinho da Bahia que a gente ama! Olha que notícia boa pra espalhar no boca a boca!





