Banner-para-internet-animado-728x90px-1

Surpresa! Fafen Retoma Operações e Revigora Camaçari

Autor

Categoria

Compartilhar

Polo Petroquímico de Camaçari Voltando à Cena: O Retorno das Fafen!

Olha só, minha gente, o babado quente do Polo Petroquímico em Camaçari é a volta triunfal das Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia e Sergipe, as Fafen-BA e Fafen-SE. Agora é sério, o Plano Nacional de Fertilizantes tá botando pra quebrar pra diminuir essa dependência dos gringos e dar aquele gás na economia regional. Quem não gosta de uma fofoca que é pura verdade, hein?

E se você tá se achando o rei da colheita, prestenção: até o fim do ano, as fábricas já vão estar bombando com a ajuda da Engeman, flamante vencedora do edital da Petrobras. Com essas duas lindas aí juntas, vão ser 3,1 mil toneladas de ureia por dia! Oxe! Já pensou?

Mas não é só a Bahia que vai brilhar, viu? A fábrica em Camaçari, que é puro luxo, tem capacidade diária de 1,3 mil ton. de ureia perolada! E com o Porto de Aratu na jogada, a Bahia vai dar show nos mares distribuindo tudo. Candeias que se prepare!

Se já tava bom, agora vai melhorar: a produção vai gerar uns 450 trabaio direto! Isso em um só lugar, menino! Até o final de outubro, a Unigel, que tocou a bola por um tempo, vai passar o bastão pra Engeman. E aí, é só ajeitar as coisinhas pra começar a festa!

Agora, quem não tomou jeito em 2020 foi a Proquigel, que largou o osso em 2023. Mas, como diz a Mainha, Deus escreve certo por linhas tortas, né? Foi só terminar com a Petrobras e logo a Engeman apareceu e levou. Vai entender…

Enquanto isso, o Brasil, que vive de alimentar os outros, é dependente de importação. Em 2024, de 45,61 milhões de toneladas, só 41,34 milhões vieram de fora. Parece piada, né? Mas calma, até 2050, a meta é virar o jogo e fazer metade aqui mesmo!

Tem até Fafen PR voltando pro campo, com 2 mil toneladas de ureia por dia! E no MS, a maior do Brasil tá saindo do buraco! Vixe, é tanta ureia que até perco a conta!

Os baianos tão importando fertilizante igual água de fora: da Rússia, China, Canadá e até do Marrocos. E ainda com preços nas alturas por causa das treta mundiais. Ninguém merece, né?

Mas segura aí que vem coisa boa: pra Humberto Martins, da Faeb, essa volta da fábrica é pra aplaudir de pé! É mais segurança e previsibilidade pro agronegócio, bicho! Afinal, é tudo que a Bahia merece, né não?

E se engana quem pensa que vai só ficar barato. Vai ter mais logística e menos dor de cabeça também, meu filho! Mas Humberto não dá bobeira e tá ligado nos perrengues do mercado global que ainda existem.

Enquanto isso, nossa querida Manuelina Oliveira Ferreira, da Acec, vê um mar de oportunidades! A economia de Camaçari e da região metropolitana vai pegar carona nesse embalo e crescer. É emprego, é dinheiro circulando, é todo mundo ganhando!

E o pessoal do Sindiquímica tá firme na luta, viu? Querem é salário justo pra galera que vai fazer essa bagaça toda funcionar. Com essa FAFEN, só gente fera e qualificada. E se a Petrobras não tiver olho vivo, eles vão cobrar mesmo!

Oh, e sem esquecer: Bacelar da FUP tá de olho na soberania do Brasil na produção. É tempo de reconstruir e unir forças, porque juntos, ninguém tasca!

Tá aí, fofura, a fofoca todinha de como essa novela das Fafen vai mexer com todo o Brasil! Aperte o cinto que o futuro promete!

Autor

Share