O Pior Índice de Saúde da Bahia! Bicha, é pra rir ou chorar?
Meu povo, senta que lá vem bomba! Nesta quinta-feira, o Instituto revelô um dado que deixa qualquer um com a pulga atrás da orelha: Salvador, a nossa amada capital, agora ostenta o título de pior índice de saúde entre todas as capitais do Brasil! Eu já tô com a mão na cabeça, como diz a Mainha: "Deus me livre!"
Agora, pensa comigo: como é que a gente chega nesse ponto, hein? Salvador, a terra do axé, do acarajé e do povo descontraído, mas que tá com a saúde parecendo um samba desafinado. A pesquisa colocou nossa cidade no fundo do poço, tipo aquele tio do bar que não sabe mais fazer o famoso "bateu, levou".
E se você, meu amor, já estava achando que a gente devia parar pra refletir sobre isso, saiba que a hora é agora! Precisamos sim de cuidados, porque não dá pra gente continuar assim, definhando e a cada dia arrastando a nossa maré de problemas. A saúde não é brincadeira, e a gente precisa cuidar disso como cuida do glúten no acarajé: com prioridade!
Então, presta atenção, Bahia! Essa news é pra dar aquele chacoalhão. É hora de agir, de buscar o que é certo e, principalmente, de parar de olhar o celular e começar a olhar pro nosso bem-estar. Vamo se unir e cobrar dos nossos representantes, porque, se não for agora, vai ser quando?
É, meu querido, a maré tá pesada, mas a gente não pode deixar a peteca cair. Vamos ficar de olho nos próximos passos e torcer para que Salvador brilhe novamente — porque, convenhamos, o nosso lugar é no topo, não no fundo desse buraco. E, se precisar, vamos juntos fazer barulho! O que não dá é pra ficar de braços cruzados enquanto a saúde da nossa Bahia descamba pro pior.