Sabadão Solidário em Camaçari: Doe Sangue e Salve Vidas Agora!

Autor

Categoria

Compartilhar

Ôxe, meu povo de Camaçari, se tu sempre diz que quer ajudar, mas na semana tá enrolado que nem caranguejo dentro de pote, olha só essa novidade que a Mainha tá trazendo pra você! No próximo sabadão, lá no sábado dia 20, o Hemoba da nossa terrinha tá armando o maior “Sabadão Solidário”. É para receber geral que não consegue dar pinta durante a semana, minha gente. E pode chegar, viu? Pode ser qualquer tipo sanguíneo, que é bem-vindo essa bênção. A festa começa cedinho, das 8h às 12h, lá na Avenida Jorge Amado, no Jardim Limoeiro, bem do ladinho do Hospital Geral. Vai que cola!

Agora, escuta aqui, que não é só chegar de qualquer jeito, não, meu povo safado de pau! Pra ser doador tem que tá bem cheio da saúde, pesar mais de 50 kg (vixe, quem tá magrinho vai ter que esperar pra crescer, viu?) e levar aquele documento com foto que vale pra qualquer canto do Brasil. Pode doar quem tem idade de 16 a 69 anos — mas só pode menor com a vozinha da mamãe ou do papai acompanhando, tá? As pessoas mais vividas, acima de 60, só têm vez se já tiverem feito doação antes dos 60, viu que é bonito?

E olha só que marra na rotina da bondade: os homens podem fazer esse bem até quatro vezes por ano, mas tem que esperar pelo menos 60 dias de intervalo pra próxima. As mulheres, minhas amigas, têm direito a três vezes no ano, com intervalo de 90 dias entre cada doação. Tem que planejar direitinho esse roteiro do bem, viu?

No dia D da doação, não pensa que é só chegar com jeito não, viu? Tem que tá descansado, porque dormir pelo menos seis horas antes já é lei da natureza pra doador. Tem que tá cabeça boa, alimentado, mas olha o detalhe: nada de enfiar o pé na jaca com comidas gordurosas até quatro horas antes, nem brincar com a bebida alcoólica nas últimas doze horas. Ah, e fumar também tem que dar uma segurada, pelo menos duas horinhas antes, pra não fazer feio na coleta.

Mas, minha gente, nem todo mundo pode chegar se achando naquele dia porque tem umas regrinhas de impedimento temporário que a gente tem que respeitar. Se tiver com gripe ou febre, espera uns 15 dias depois de sumir os sintomas, viu? Gravidez e pós-parto têm prazo: 90 dias depois do parto normal e 180 dias se foi cesariana. Amamentação nos primeiros 12 meses também segura a doação, sabia? Se botou tatuagem ou piercing no último ano, tem que esperar também — e se o piercing foi na boca ou genital, aí o negócio é mais restrito ainda. Ah, e quem fez exame endoscópico nos últimos seis meses e afins, lembra que precisa esperar. E os que andaram de férias muito perigosas, com risco de doenças sexualmente transmissíveis, tem que dar um espaço de um ano antes de doar.

Agora, Mainha vai te contar um babado que não tem volta: quem já foi diagnosticado com hepatite depois dos 11 anos, tem doenças no sangue que não perdoam — tipo hepatite B ou C, HIV, HTLV, Doença de Chagas — e o time que já entrou na droga injetável, minha filha, aí não pode doar nem que molhe o coração. Infelizmente, essa é a regra.

Então é isso, meu amor! Se tu gosta de ajudar e tá disposto a dar essa força no Sabadão Solidário do Hemoba, segue a risca essas dicas de Mainha aqui e vá fazer o bem sem olhar a quem. E olha que coisa boa, né? Ainda aproveita pra tá mais informado e ficar por dentro de tudo em Camaçari — tem notícia fresca o dia todo pra você ficar em dia e por dentro de tudo que rola na cidade. Se joga nessa, que a solidariedade não pode esperar!

Autor

Share