Prefeitura de Camaçari prioriza retomada emergencial do transporte público após crise no setor

Autor

Categoria

Compartilhar

O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), afirmou que o foco imediato da gestão é reestabelecer o funcionamento do transporte público municipal. A declaração foi dada após uma reunião com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e os vereadores do município, na qual foram discutidas soluções emergenciais para a crise do setor.

Ao ser questionado sobre propostas de campanha, como a tarifa zero e a regularização do transporte ligeirinho, Caetano ressaltou que essas medidas serão planejadas após a retomada do serviço. Ele destacou que a prioridade agora é garantir que os ônibus voltem a circular na cidade e que, nos próximos meses, um estudo será realizado para consolidar um projeto que atenda às demandas da população.

“Estamos passando por um momento de transição. Nosso objetivo agora é restabelecer o transporte coletivo, que atualmente não existe em Camaçari. Durante este período emergencial, vamos trabalhar em paralelo no planejamento da legalização dos ligeirinhos e do transporte tarifa zero. Será um processo de seis mais seis meses, com base em estudos que garantirão uma solução definitiva para o transporte público do município”, afirmou o prefeito.

Na reunião, foi decidido que a Prefeitura enviará até o dia 29 deste mês um projeto de lei à Câmara de Vereadores para a contratação emergencial de empresas que assumam o transporte público. A Câmara se comprometeu a adotar um regime de urgência para a análise e aprovação da proposta.

A crise no transporte público de Camaçari se agravou com o anúncio do encerramento das atividades das empresas responsáveis pelo serviço, previsto para 15 de fevereiro. Esse prazo foi estipulado em dezembro de 2024, após negociações mediadas pelo MP-BA, que evitaram a interrupção imediata e garantiram tempo para buscar alternativas.

Autor

Share