Com escolas em condições críticas, a volta às aulas em Camaçari enfrenta um grande desafio. Na manhã desta terça-feira (21), o prefeito Luiz Caetano visitou duas das 17 unidades municipais que ainda não estão aptas a receber os estudantes no início do ano letivo, marcado para 10 de fevereiro.
A situação encontrada nas escolas Felix Joaquim de Moraes e Centro Educacional Maria Quitéria é alarmante. Problemas como infestação de ratos, rede elétrica comprometida e ausência de sanitários para funcionários tornam a Felix Joaquim imprópria para uso. No Maria Quitéria, a quadra esportiva está interditada, o mobiliário é ultrapassado, e a drenagem precisa de reparos urgentes.
Para mudar esse cenário, a Prefeitura organizou um mutirão envolvendo as secretarias de Educação, Infraestrutura e Defesa Civil. O objetivo é reformar, limpar e realizar ajustes necessários para que as escolas estejam prontas para a volta às aulas. “Autorizei intervenções emergenciais para garantir que tudo esteja em funcionamento no dia 10 de fevereiro”, afirmou o prefeito, destacando o esforço para superar os desafios herdados.
A gestão municipal segue empenhada em resolver não apenas as questões estruturais, mas também os problemas financeiros encontrados. De acordo com o secretário de Educação, Márcio Neves, as dívidas acumuladas ultrapassam 40 milhões de reais, incluindo um empréstimo de 4 milhões de dólares. “Estamos lidando com cobranças diárias de fornecedores e trabalhando para reorganizar a rede de ensino”, disse.