Ô meu povo, senta que lá vem a novidade que tá dando o que falar aqui na terrinha! A Petrobras, aquela que mexe nos nossos bolsos e na economia do Brasil, tá quase botando pra rodar de novo a Fafen-BA, a famosa Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados que fica lá em Camaçari. Pra quem não lembra, a danada fechou as portas lá em 2018, dizendo que a coisa tava preta, problema financeiro. Mas anota aí, o trem já tá na fase final de manutenção e promete levantar poeira em janeiro de 2026. Tá demorando, mas tá vindo!
Agora, segura a emoção que as tarefas não são poucas, não! As equipes tão a mil preparando o terreiro: alinhando tudo quanto é utilidade – nitrogênio, ar comprimido, água pra refrigeração, e mais uma porção de coisa que a gente nem entende direito. O negócio é garantir que quando essa fábrica ligar, vai ser com segurança e eficiência de primeira. Porque ninguém quer outro apagão de produção, né, minha gente?
E olha que coisa boa, viu? A Petrobras e a Bahiagás fizeram as pazes e assinaram um acordo para garantir a chegada daquele gás natural esperto, que é o combustível da festa. Vai ser 1,2 milhão de metros cúbicos de gás por dia chegando com moral para a Fafen. Aqui é parceria que fala, minha filha, pra produzir amônia, ureia e não deixar a poeira baixar.
O diretor William França, que sabe das coisas, já avisou que essa volta da produção não é só pra fazer bonito não, viu? Vai ajudar a recuperar o estoque nacional de fertilizantes, que é estratégico pro nosso agronegócio, e ainda ampliar o portfólio da Petrobras, trazendo uma alternativa rentável pro gás natural que a gente produz aqui no Brasil. É investimento de respeito, minha gente!
E pra não ficar só no blá blá blá, a fábrica vai produzir coisas importantes: amônia, ureia perolada e ARLA-32, que é aquele produto que ajuda a natureza e os motores a andarem de boa. Tem ainda os terminais marítimos lá em Aratu, em Candeias, para facilitar o embarque e desembarque dos produtos. É logística finíssima pra não deixar nada parar.
Lembra que quando fechou, há sete anos, a Fafen fez um estrago danado, levando embora mais de 700 empregos? Pois é, agora com essa reabertura, o negócio é puxar a economia lá da região pra cima de novo. Trabalho não vai faltar e a esperança é grande pra todo mundo. E Mainha aqui fica só no olho vivo esperando pra ver essa belezura de fábrica funcionando a todo vapor!




