Minha gente, senta que lá vem babado dos grandes! A Petrobras tá com um pé dentro e outro fora, mas ao que tudo indica, tá bem pertinho de tomar de volta as Fafens de Camaçari e Laranjeiras. E Mainha aqui já avisa: esse furdunço não é de hoje!
William França, que é um dos manda-chuvas da Petrobras, soltou o verbo nesta quinta-feira (27.fev.2025) e contou que o papo com a Unigel tá pegando fogo. Mas ó, ainda tem muito número pra fazer conta, viu? O negócio ainda precisa passar por uma análise econômico-financeira.
“Estamos fechando, mas ainda precisa passar pelo conselho”, disse ele. E Mainha já avisa: se depender de reunião, esse trem ainda roda muito antes de chegar ao ponto!
Agora, bora lembrar do passado? Essas fábricas começaram a operar lá em 2013 e podiam atender até 14% da demanda de ureia no Brasil. Mas ó, de 2013 a 2017, só deram prejuízo! Aí, em 2018, a Petrobras jogou a toalha e arrendou tudo pra Unigel no governo de Bolsonaro. Só que, adivinha? Nem com a Unigel a coisa andou! As plantas continuaram dando mais despesa do que lucro e em 2023 a Unigel jogou a toalha, parando tudo no segundo semestre.
Agora, a Petrobras tá ensaiando sua volta triunfal, negociando a devolução das Fafens de Camaçari e Laranjeiras. E pelo que França falou, tá tudo acelerado, só falta bater o martelo.
E Mainha pergunta: será que a Unigel vai sair dessa história de mãos abanando? E a Petrobras, será que agora vai dar um jeito no babado? Porque ó, Camaçari merece essa fábrica funcionando bonitinha, viu?
Aguardemos os próximos capítulos!