Amore, senta que lá vem bomba – mas dessa vez é bomba boa! Durante décadas, o chão de fábrica do Brasil falava “hello” e “guten tag”. Ford, GM, Mercedes, Volkswagen… Era tudo gringo mandando e desmandando, decidindo o que a gente ia dirigir. Mas sabe o que aconteceu? O império deles caiu, minha filha! E adivinha quem tá construindo outro bem aqui no nosso quintal? Os chineses!
Quando a Ford bateu as portas em Camaçari, foi aquele luto, né? Um silêncio triste tomou conta da cidade. Parecia o fim. Mas não demorou muito e chegou uma galera do outro lado do mundo, cheia de dinheiro e coragem, comprando tudo e mais um pouco! E quem tá rindo por último? Nós, camaçarienses!
Primeiro foi a BYD, a tal gigante dos elétricos, que não quis saber de começar do zero não, viu? Pegou logo a fábrica da Ford, a maior da cidade, e tá investindo R$ 6,5 bilhões pra transformar aquilo num império novo em folha. E não é só carro não, tem centro de desenvolvimento, motor híbrido flex e tudo mais! Vai virar referência, minha filha!
Enquanto isso, lá em São Paulo, a tal da GWM não ficou pra trás: botou R$ 10 bilhões na roda e arrematou a fábrica da Mercedes-Benz. A ideia é encher o mercado com SUVs e picapes que não bebem como os carros antigos. Tecnologia pra dar e vender!
E não para por aí, viu? Um exército de marcas chinesas tá se infiltrando no Brasil que nem formiga no açúcar:
– A GAC Motor prometeu ao presidente Lula investir R$ 7,4 bilhões pra montar três carrões novos, talvez até junto com montadora que já tá por aqui.
– A nossa velha conhecida Caoa Chery tá botando R$ 3 bilhões na fábrica de Anápolis pra dar aquele tapa no visual.
– E ainda tem Omoda, Jaecoo, MG, tudo chegando com força. Pouco dinheiro agora, mas olho no futuro, viu?
Agora, o que faz Mainha ficar de queixo caído é a tal da “estratégia invisível” dos chineses. Ao invés de construir tudo do zero, tão se infiltrando na estrutura dos outros. É tipo aquela amiga que diz que não quer nada, mas quando vê já tá morando na sua casa!
– A Geely, por exemplo, vai usar a fábrica da Renault no Paraná como se fosse dela.
– A Leapmotor tá paquerando com a Stellantis (aquela que é dona da Fiat, Jeep e Peugeot) pra usar as fábricas já prontinhas.
É ou não é uma colonização tecnológica? E a gente, aqui de Camaçari, no centro dessa revolução! A antiga fábrica da Ford, que um dia foi símbolo de derrota, tá se transformando numa ponte pro futuro.
Então minha filha, se você ainda tá achando que carro chinês é ruim, se prepare: eles não só chegaram, como já tão tomando conta do mercado. E Camaçari é o novo centro do mundo automotivo brasileiro, goste você ou não!