Batuqui: O Cantinho da Bahia em Ohio Que Faz o Coração Bater Mais Forte!
Olha, meu povo, se você pensava que uma feijoada bem feita só existia aqui na Bahia, se liga: o Restaurante Batuqui, em Cleveland (Ohio, EUA), tá comemorando uma década enchendo a pança dos gringos e fazendo a gente se sentir em casa! É feijoada fumegante, moqueca no dendê, caipirinha gelada e samba no ar! Um verdadeiro carnaval de sabores, viu?
Fundado pela baiana Carla Batista e pelo mineiro Gustavo Nogueira, eles conseguiram o que muita gente só sonha: tornar o Batuqui famoso — e não só entre os americanos, não. Tem até gente famosa como Alicia Keys por lá! E você achando que era só na sua quebrada que rolava esse tipo de festança!
E a Carla, com seu coração de vó, conta que a melhor comida é a da sua avó Aurelina. Olha a herança, gente! Cresceu lá em São Sebastião do Passé, e a comida é mais que um amor, é uma tradição! Não é todo dia que se vê uma chef tão ligada nas raízes assim, né?
Agora prepara o coração, porque cada prato do Batuqui sai da mão dela com um carinho que dá até pra sentir do outro lado do oceano. E, claro, com os melhores ajudantes do mundo, porque dela não é só o talento, mas o bom gosto!
O sucesso foi tão grande que a primeira casinha ficou pequena, e no último dia 31 de agosto, abriram uma nova unidade que é um verdadeiro charme! Uma casa vitoriana de 130 anos que já foi igreja! Superou a lotação da antiga em Chagrin Falls com uma capacidade para 180 pessoas. Olha que delícia!
E não para por aí: a fachada tá toda decorada com mais de 30 mil fitinhas do Senhor do Bonfim! É como se Salvador estivesse bem ali, no coração de Ohio! Quem precisa de avião quando se pode ir até lá?
Em 2024, as duas unidades serviram nada menos que 4 mil moquecas! E a feijoada? Já emocionou a galera que tá morrendo de saudade da comida da mãe! É emoção e tempero, minha gente!
Agora, presta atenção no que vem por aí: a nova casa ainda tem espaço pra eventos e uma lojinha cheia de coisas boas que só encontramos por aqui — guaraná, café Pilão, azeite de dendê e até leite Ninho!
Sem contar nos kits congelados com feijoada e salgadinhos que em breve vão invadir os supermercados locais! Wow, dá pra sentir o cheirinho daqui, né?
E não se enganem, porque pra Carla, isso tudo é muito mais do que só um negócio. É uma chance de mostrar ao mundo a verdadeira imagem do Brasil. “A experiência do Batuqui transforma a visão que as pessoas têm do nosso país”, disse ela, com razão.
E se liga, porque o lema do novo Batuqui é “Help us make memories”, e assim como na Igreja do Bonfim, a galera tá convidada a amarrar fitinhas na fachada pra entrar na badalação! Então, já sabe: não fica de bobeira não! Corre pro Batuqui e leva um pouco da Bahia pra sua vida!