Olha só, meu povo! A Escola Municipal Virginia Reis Tude, lá nos Verdes Horizontes, em Camaçari, virou aquela festa de cultura com o projeto Sonzinhos da Bahia desde que maio deu o ar da graça. Com o patrocínio da TAG, através do Fazcultura, a ideia é deixar a meninada cheia de cultura e preservar o patrimônio imaterial da Bahia. Tem coisa melhor, não?
Pois bem, o babado é que esse projeto bacana foi inspirado nos livros da antropóloga Bárbara Falcón. A intenção é trazer a criançada pra perto das manifestações culturais do nosso estado, com a música sendo o coração pulsante e mantendo viva a tradição afro-brasileira. É pra sair batendo cabelo de tanto orgulho!
E não para por aí! O povo dali tá podendo com uma programação pros 120 alunos que tem de tudo um pouco: aula de música, oficina pra construir instrumentos – imagina só! – contação de histórias e até um têtê-têtê com a autora. E tem mais, viu? Todo mundo sai no estilo com kits de bolsa, fardamento e livros da coleção Sonzinhos da Bahia.
A galera vai tá afiada pra novembro, que é quando rola o grande final: uma Mostra Cultural que chama geral da comunidade escolar e os familiares pra ver o que os alunos aprenderam. É aprendizado e alegria garantida!
Ah, e não posso esquecer: tudo isso só é possível graças ao patrocínio da TAG e do Governo da Bahia, que tão juntando forças com Fazcultura, a Secretaria de Cultura e a Secretaria da Fazenda. Tá todo mundo de parabéns, viu? Coisa linda de se ver!