Prepare o cafezinho que lá vem bomba sobre a LDO 2026!
Minha gente, sabe aquela novela que não acaba nunca? Pois é, a tal da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) pra 2026 tá de volta ao palco, só que agora com a Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional batendo ponto. E o babado é que o relator, nosso querido deputado Gervásio Maia (PSB-PB), jogou a toalha na semana passada e pediu uma prorrogação. Motivo? Amiguinho tá atolado em 2.465 emendas dos parlamentares. Quem nunca, né?
E a novela não termina aí! Depois dessa maratona na Comissão, a bichinha da proposta ainda tem que encarar uma votação na sessão conjunta do Congresso. Só não me pergunte quando, porque a data tá mais incerta que previsão do tempo!
Agora deixa eu explicar para meus consagrados o que é essa tal de LDO. Basicamente, é o GPS do dinheirinho do governo, dizendo o que pode e o que não pode gastar. Ela mete o bedelho nos orçamentos do Legislativo, Judiciário, Ministério Público e, claro, nos gastos com pessoal e política fiscal. Senta que lá vem história…
E, como se não bastasse, o governo resolveu mudar o roteiro e, no finalzinho de agosto, mandou outro projeto de Orçamento pro Congresso. A diferença? Reduziram as estimativas de crescimento econômico, de 2,5% pra 2,44%. Tá, é pouca coisa, mas já foi o suficiente pra deixar tudo mais picante!
Então é isso, meu povo. Fiquem de olho nesse abacaxi chamado LDO 2026, porque a novela tá só começando e eu tô aqui de camarote, com café e bolo, pra contar tudinho pra vocês!
Palavra-chave: LDO 2026