Oi, minha gente, puxa a cadeira que hoje a fofoca é quente! A Justiça lá do Rio de Janeiro resolveu dar um pinote na cara da bolda e condenou as influenciadoras Nancy Gonçalves Cunha Ferreira e sua filhota Kerollen. Sabe por quê? A bicharada resolveu dar uma banana e um macaco de pelúcia para duas crianças negras de 9 e 10 anos, tudo isso em um vídeo que postaram nas redes sociais. Fala sério, que falta do que fazer, hein? O caso rolou em 2023, pertinho da casa dessas duas “celebridades” de São Gonçalo, região metropolitana do Rio, claro.
E a juíza Simone de Faria Feraz, da 1ª Vara Criminal, não foi nada suave! Ela mandou ver e falou que os atos de Nancy e Kerollen foram uma verdadeira monstruosidade. Resultado? A mamãe e a filhinha vão ter que parar na cadeia por 12 anos por injúria racial, e ainda vão ter que desembolsar R$ 20 mil para cada uma das vítimas. Assim, quem mandou bem foi a Justiça, que também bloqueou os perfis e conteúdos delas no Youtube, Instagram e TikTok. Devem estar se perguntando: onde vamos arranjar mais seguidores agora, né?
Mas olha, minha gente, a situação é ainda mais complicada. O Ministério Público revelou que essas influenciadoras, que têm mais de 14 milhões de seguidores (sim, alguém está seguindo essas criaturas!), monetizavam seus vídeos de conteúdo escandaloso. Isso mesmo, a gente calando a boca e elas enchendo os bolsos com turbinas de racismo. A educação, alguém ouviu falar?
A advogada Fayda Belo, especialista em direito antidiscriminatório e que expôs a palhaçada, deu uma declaração que foi um tapa na cara da sociedade. Ela descreveu o ato da mãe e da filha como “racismo recreativo”, uma forma de discriminação ridícula que faz piada com a vida de pessoas negras. E o que ela disse foi furacão: “Vocês conseguem imaginar o nível de monstruosidade? Rindo da cara de duas crianças, como se isso fosse diversão!”
E não parou por aí! A juíza também chamou a atenção para o pesquisador Adilson José Moreira, que tem uma obra chamada Racismo Recreativo. Ele disse que isso é um projeto de dominação, gente! Usar humor para encobrir hostilidade racial. Quer mais machucada? Bom, as influenciadoras ainda têm a chance de recorrer da decisão e, pelo jeito, vão ficar livres por enquanto. Então, fiquem ligadinhos, porque essa novela ainda tem muitos capítulos!