Oi, minha gente! Prepara a pipoca que a fofoca hoje tá quente! O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia, ou melhor, o famoso Inema, acabou de dar três carteiradas pra Cetrel S.A, que é mamãe no Polo Industrial de Camaçari e tá com a gente na Região Metropolitana de Salvador. Olha a notícia: a empresa é mixaria alvo de uma ação do Ministério Público da Bahia, porque tá na mira por andar fazendo umas besteirinhas com efluentes. Eita!
O MP-BA não tá pra brincadeira! Tão dizendo que a Cetrel tá jogando efluentes não tratados no Rio Capivara Pequeno. Que lixão, hein? Dizem que isso tá deixando a água e o solo por lá mais contaminados que festa de fim de ano sem máscara! E, claro, o MP quer que o desperdício pare na hora e que a empresa ainda faça uma limpeza geral no ambiente. Oxe, cadê o bom senso, meu povo?
Então, o MP não tá falando à toa! Eles se basearam em um relatório bem detalhado da Central de Apoio Técnico do MPBA e outros documentos de quem entende do riscado. Não é só isso, não! O Inema soltou na pista uma portaria que autoriza a construção de um canal para os Rios Capivara Grande e Capivara Pequeno, tudo com direito a 35 anos de uso, viu? A tal seção aberta é tipo um “vip” na construção, feita em formato trapezoidal e com cimento de primeira. Quer dizer, só na base da sujeira é que não vai rolar por ali!
Eita, que as medidas do canal são de dar água na boca: três metros de altura, seis de largura na base e impressionantes 18,60 metros em cima, tudo isso com uma extensão de 1.920 metros. O volume de água? Uma quantidade que vai deixar muito mundo de queixo caído: 7.516.000 m³ por dia! Tudo isso ia fazer qualquer um querer dar uma nadada, mas calma, que não é bem assim!
A segunda portaria (n° 33.633) permitiu que a Cetrel mudasse uma autorização anterior que já estava liberando o descarte de efluentes no Rio Capivara Pequeno. Agora eles podem lançar até 505.440 m³ de efluente por dia, mas atenção: só se obedecer aos padrões de qualidade. Pelo menos a água precisa ser um pouco mais limpinha, senão a coisa vai feder!
E como se não bastasse, a portaria n° 33.634 tá dando à Cetrel o direito de usar recursos hídricos por 35 anos pra legalizar uma barragem que já tá de pé, lá em um afluente do Rio Capivara Grande. Essa barragem aguenta 500.000 m³ de água e uma altura de 1 metro. A gente até imagina o tamanho da responsa!
Pronto! Agora que você já tá por dentro das fofocas ambientais de Camaçari, fica de olho por aqui que só vem mais por aí! A gente acha que o futuro tá nas mãos de quem, hein? Não esquece de comentar, meu povo!