728x90

Imperdível! Veja a Programação Completa do Segundo Dia da Festa Literária de Camaçari!

Autor

Categoria

Compartilhar

Oxente, vem ver que babado gostoso aconteceu lá na Cidade do Saber, minha gente! Na quarta-feira, o lugar ficou um furdunço bom de se ver, viu? Mais de mil pessoas passaram por lá, foi uma mistura arretada de estudante, professor, aluno da rede pública e até o povo que só queria se arrumar na prosa e no verso. Tudo isso pra curtir a estreia da tal Festa Literária de Camaçari, a famosa Felizcam, que as secretarias de Educação e Cultura tão puxando com aquele jeitinho baiano de fazer bonito.

E olha só, meu povo, a abertura dessa festa foi arretada: cheia de oficinas, rodas de conversa, palestras, teatro, filmes e aquelas historinhas que a gente escuta com prazer. O negócio virou uma verdadeira mistura de cultura pra todo mundo – gente de todo tipo, de todas as idades, porque ali não tem choro, tem diálogo e muito aprendizado misturado com alegria.

Agora, pega essa parte que é da gota doce: a Felizcam tratou de falar das coisas que tão fervendo no mundo, como o empreendedorismo das mulher da pesada, a luta delas na ciência e aquele papo firme sobre educação antirracista. É que aqui a parada é séria, viu? Respeita a diversidade, dá poder pra mulherada e ainda reforça a história e a cidadania; pensa num negócio massa!

E não para por aí, não, minha gente! A meta desse evento é plantar sementinha de leitura, coisa boa que a gente sabe que cresce. Nos dois dias de festa – que rola até quinta-feira – vão entregar 16 mil livros de graça, mermã, pra que a literatura chegue pertinho de todo mundo, das famílias, das crianças e da juventude da cidade. É democratizar o saber de um jeito bonito, leve e acessível.

No primeiro dia, a Felizcam deixou bem claro que aqui em Camaçari a literatura é coisa viva, que mexe com a gente, que traz memória e que inspira o futuro. O povo apareceu em peso, a programação foi ampla e teve muita gente da terra mostrando seu talento. Tá provado: ler vai junto com ser cidadão de verdade nessa terra arretada!

E a folia literária segue firme nesta quinta-feira, com um monte de atividade agradando toda turma nos espaços chamados Bule-Bule, Seu Dadu, Mestra Bete, Mestre Careca e Mestra Nildes. Vai ter de tudo um pouco, viu? É para ninguém ficar de fora mesmo!

Se prepara que agora já vou te contar a programação completa pra tu não dizer que não sabe, viu?

No Espaço Mestre Careca tem artesanato, livros e aquele chamego gostoso com gente para prosear e ler junto.

No Espaço Bule-Bule começando cedinho, às 8h, tem roda da prosa “Pratas da Casa”, com vários escritores daqui das bandas, mediada pela Fabíola Chafin, que é fera. E segue o dia inteirinho com bate-papos sobre violência, literatura infantojuvenil, ancestralidade e ainda a exibição do filme “Malês” de lamber os beiços da cultura.

Já no Espaço Seu Dadu a manhã começa com João do Acordeon animando o povo, tem contação de história, conversa boa e hora da criançada brincar e se divertir com o grupo Cadeira de Brin e o Grupo Boi Mirim de Parafuso pra fechar o dia com chave de ouro.

No Espaço Dona Bete, a noite será uma festa! DJ Preta abre às 17h30, seguida do pocket show daquele som arretado da banda Afrocidade, pra geral dançar e se acabar.

E o Espaço Mestra Nildes tá recheado de atividades desde cedo: exposição literária das escolas, oficina de aquarela com o escritor Plinio Moura, cineclubinho, rodas de conversa e até oficina de vídeos virais, pra galera colocar a criatividade pra rodar. Tem também lançamento de livro e oficina de contos negros, tudo pra ficar na cabeça da gente.

Então já sabe, minha gente: a Felizcam tá aí pra mostrar que cultura e literatura são coisa pra todo mundo e que Camaçari tá viva nessa história com muita samba no pé e bem mais que isso, com muito saber no coração! E Mainha vai acompanhando de pertinho, porque onde tem cultura boa, Mainha tá de olho pra contar tudinho pra vocês!

Autor

Share