Fofoca da Mainha: Museus da Bahia em festa e de graça, meu amor!
Prepara o coração, minha gente! Entre os dias 4 e 7 de setembro, os museus da capital baiana estão mais agitados que trio elétrico em festa de São João! E sim, tudo isso é de graça! O povo vai poder se jogar em oficinas, exposições e uma porção de atividades que prometem deixar a comunidade mais ligada nas artes visuais, cênicas e digitais. Ótimo, né? Arte para todos, um verdadeiro banquete cultural!
No Museu de Arte Contemporânea da Bahia, a parada é séria! Tem a mostra de vídeo arte “Coleção_FRAC”, parte da Temporada França-Brasil 2025 – ui, que chique! Além disso, quem tá doido pra ver as belezuras de Guilherme Almeida na exposição “Mar Caymmi” e aproveitar as criações de “Afetos Itaparicanos” e da galeria urbana MURO, pode ficar tranquilo que a festa tá garantida! E ainda tem oficinas de realidade virtual e desenho com inteligência artificial. É tecnologia se misturando com arte, minha gente!
Agora, se liga: nesta quinta (4), rolando às 10h, temos a segunda parte da oficina “Re-Fabricando”, com a musa Carla Calixto! Depois, às 15h30, é hora de se jogar na realidade virtual e explorar novos mundos! No sábado (6), às 16h, a ocupação “Curta Cena no MAC” vai fazer todo mundo aplaudir, seguida pela oficina “Vídeoarte com Dispositivos Móveis” às 17h. Se joga, mas corre, porque as inscrições são por ordem de chegada, viu, dengo?
No Museu de Arte da Bahia, que tá fazendo uma manutençãozão, a galera pode se encantar com a mostra “Bancos Indígenas do Brasil: Rituais” até o sábado (6). Tem também a atividade “Imersão Teórico-Prática” com o artista Udo Knoff, até às 15h. E o curso “A função da arte?”, que está bombando, rola às 14h e continua por mais uma semana, com inscrições pelo WhatsApp. Sim, meu amor, é só chamar no zap! Mas no domingo (7), no feriado da Independência, não esquece: museu fechado!
Agora, se você não quer perder a chance de ver “O Avesso do Tempo”, uma exposição babadeira do artista beninense Roméo Mavakannin, corre pro Museu de Arte Moderna da Bahia. No sábado (6), às 10h, tem mais uma reunião da residência artística “Xiló_Lab: Mulheres que gravam histórias” e, às 13h30, encerramento da “Oficina de Pintura Realista com Paula Mileni”. E pra fechar com chave de ouro, a cantora Marina Sena faz shows nos dias 6 e 7 com seu novo álbum “Coisas Naturais”. É pra encher o coração de música, pessoinhas!
Então, fica a dica: aproveita que a programação tá de graça e vai curtir um pouco de arte e cultura na Bahia. É mais puro amor e conhecimento pra você!