Feira da Economia Solidária em Arembepe exalta mulheres empreendedoras de Camaçari

Autor

Categoria

Compartilhar

Mainha sempre foi empreendedora e adora uma feirinha pra vender suas coisinhas, mas esse ano, minha gente, só deu pra ir bisbilhotar mesmo! Pois é, a Feira da Economia Solidária tomou conta da Praça dos Coqueiros, em Arembepe, e foi um fuzuê só! O evento, batizado de “Arembepe tem nome de mulher”, começou neste sábado (8) em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e seguiu com tudo até domingo (9). A iniciativa é da Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Mulher (Semu), com apoio do Governo do Estado.

E pense num fervo! Tinha de tudo: artesanato, gastronomia, cultura e, claro, muita mulher batalhadora mostrando que lugar de mulher é onde ela quiser – inclusive, ganhando o próprio dinheiro sem depender de ninguém! A secretária da Semu, Branca Patrícia, tava toda animada, dizendo que a feira mostra o compromisso de valorizar e fortalecer as mulheres de Camaçari. “Estamos aqui movimentando o empreendedorismo feminino e celebrando esse momento de reestruturação da Secretaria da Mulher”, comentou ela.

E Mainha, que não perde uma fofoca, foi ver de perto as maravilhas das artesãs. Joelma Gomes, por exemplo, faz crochê desde menina e hoje ganha a vida com isso. “Aqui é nossa vitrine, é onde conquistamos clientes”, disse ela toda orgulhosa. E não para por aí! A Comunidade Quilombola de Cordoaria também marcou presença com delícias de dar água na boca. Jaciara de Santana contou que participa desde 2019 e que essas feiras são uma grande chance de divulgar o trabalho da comunidade. “Somos um grupo de mulheres que luta para manter nosso legado vivo”, ressaltou.

E se engana quem pensa que só de barracas viveu esse evento! Teve música, roda de capoeira e muita animação. A cantora Nadja Meirelles botou o povo pra dançar, e o domingo ainda prometia mais shows e manifestações culturais.

No meio do burburinho, lá tavam o prefeito Luiz Caetano, as vereadoras Salles e Neidinha e o secretário de Relações Institucionais, Ademar Lopes. Mas a estrela mesmo foi a mulherada que fez bonito e mostrou que Camaçari tem nome de mulher sim, senhora!

foto por: Juliano Sarraf

Autor

Share