FAFEN-BA Rumo à Retomada: Operações Voltam em Janeiro de 2026!

Autor

Categoria

Compartilhar

Oxente, minha gente, senta que lá vem babado bom lá do Polo Industrial de Camaçari! A tal unidade de fertilizantes nitrogenados da Bahia, a famosa FAFEN-BA, tá quase que assinando o retorno triunfal, viu? Depois de um tempão parada, ela tá terminando aquelas manutenções cabeludas e já se preparando pra pôr a mão na massa a partir de janeiro de 2026. É estratégia pura pra aumentar a tal oferta de fertilizantes aqui no Brasilzão, meu povo!

Agora, se liga que a coisa tá ficando fina: a fábrica não tá só de bobeira, não. Ela tá no tal processo de comissionamento, que nada mais é do que um testezinho básico antes de acordar de vez – tipo quando a gente acorda e espreguiça pra sair da cama. As equipes de peso tão mexendo nos sistemas de nitrogênio, no ar comprimido e naquela água que refrigera tudo, pra garantir que a obra funcione lisinha, segura e só no grau.

E sabe o que é que tá segurando as pontas pra essa reativação? O gás natural, minha gente, que é a chave mestra pra fabricar a amônia e ureia, que são os rainhas do fertilizante. Na última sexta-feira, um encontro de gigantes rolou: Petrobras e Bahiagás selaram aquele acordo fino, garantindo a chegada diária de até 1,2 milhão de metros cúbicos de gás pela rede de dutos – dá pra imaginar o samba do crioulo doido que isso representa pra FAFEN-BA voltar a bombar!

O tal do William França, que é o manda-chuva dos Processos Industriais da Petrobras, já avisou que essa reativação tem impacto nacional, viu? Segundo ele, a volta do trampo na planta baiana vai dar aquele gás no agronegócio brasileiro, recuperando a capacidade nacional de insumos estratégicos. Além do mais, ainda amplia a carteira de produtos da Petrobras e dá um jeito econômico e esperto de usar o gás natural produzido aqui mesmo na terrinha.

Quando essa fera começar de novo, a FAFEN-BA vai botar pra fazer amônia, ureia perolada e até ARLA-32, que é tipo um aliado dos caminhoneiros no combate à poluição. E ó, a logística tá afinadíssima, viu? O escoamento desse trem todo vai rolar pelos terminais marítimos do Porto de Aratu, lá em Candeias, mostrando que a indústria da Bahia tá com a infraestrutura portuária na ponta do dedo – integrando tudo, sem vacilar!

E aí, já ficou por dentro desse babado industrial que tá dando o que falar em Camaçari? Se quiser continuar a saber tudinho que tá rolando por aqui, bora ficar ligado nas notícias, que tem muita fofoca boa pintando aí!

Autor

Share