Olha o babado!
Meu povo, pega a pipoca que a fofoca é quente! Os Estados Unidos, aqueles que estão sempre com a mão na massa e a cara de “tô nem aí”, finalmente disseram que vão ouvir o nosso Brasilzão nas reuniões da OMC. E olha, não é qualquer papinho, não! Eles tão achando que algumas das nossas queixas são “questões de segurança nacional”. Ou seja, aquele jeitinho que eles têm de dizer: “isso aqui é conversa pra outra hora, minha gente”.
Na segunda-feira, dia 18, os gringos soltaram um comunicado dizendo que aceitam o pedido do Brasil pra sentar e conversar. Aquele famoso “vamos marcar um encontro”, só que com um toque de formalidade, como se fossem irmãs de fé que se desentenderam no último samba. E tudo isso, claro, de modo que encaixe na agenda deles. Afinal, agenda cheia é coisa que não falta por lá!
E pra deixar claro que o clima é de seriedade, o documento ainda apontou que as tarificações feitas pelos Estados Unidos estão dentro da legalidade e são tudo parte de uma estratégia deles para lidar com seus “problemas de comércio”. O presidente na época, Donald Trump, como sempre, achou que era preciso tomar umas atitudes, alegando que tudo isso estava ameaçando a segurança e a economia do país dele. Menino, que drama!
Em resumo, é babado e confusão na política internacional, mas com um toque de formalidade que só os gringos têm. Agora, é aguardar as próximas cenas dos próximos capítulos desse rolo todo!