E aí, minha gente! Se prepara que a Cia Tradições tá chegando com um show de dar inveja até no mais enjoado dos artistas! Eles vão encerrar suas oficinas de dança afro-brasileira com um evento que promete fazer todo mundo sambar até o chão. É isso mesmo, entre os dias 7 e 21 de novembro, Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari vão ser o palco dessa celebração da ancestralidade e da cultura popular baiana. E o melhor? É tudo gratuito, viu!
O babado é que esse evento não é só uma festinha qualquer. Ele marca o fim de oficinas que rolaram entre agosto e outubro, onde jovens talentos da periferia se dedicaram a desenvolver habilidades artísticas e um amor profundo pela cultura afro-brasileira. Com 90 vagas abertas, a galera teve a chance de se empoderar e aprender através da arte. Um verdadeiro clichê de transformação social. O que mais você poderia esperar?
Agora, se você acha que só vai ter showzinho fraco, se engana! O espetáculo vai durar uns 50 minutos de pura energia com dança afro, capoeira, e até samba de roda, tudo isso enfeitado com projeções vitamínicas de belas paisagens baianas. Sério, vai ser um deleite para os olhos e ouvidos! Você vai se sentir conectado com a história e a resistência que vem da nossa ancestralidade africana.
E olha a diversidade: o elenco é recheado de jovens negros, periféricos e LGBTQIAP+, selecionados a dedo em audições. Eles não só estão lá se apresentando, mas vivendo uma experiência rica e pedagógica que, segundo o diretor da Cia, Denys Silva, é tudo sobre empoderamento e pertencimento. Se a gente não amar essa proposta, ao que mais vamos dar valor, não é mesmo?
Bora falar das datas dos shows, que esse povo não pode perder! Se liga aí: no dia 7 de novembro, você vai poder conferir a galera no Teatro XVIII, em Salvador; no dia 13, é no Cine Teatro Lauro de Freitas; e por fim, no dia 21, o espetáculo invadi a Camaçari no Teatro Alberto Martins, tudo começando às 20h, menos o último, que é às 19h. A classificação é livre, ou seja, traz a criançada e até a vovó.
E quem diria que a Cia Tradições, que começou lá em 2009, seria esse fenômeno de valorização da cultura popular e formação de novos artistas? Eles são tudo isso e mais um pouco, sempre conectando arte, educação e nossa rica identidade. Que orgulho de ver isso acontecendo na nossa Bahia!
Ah, e já ia esquecendo! Os caras têm apoio do Edital da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e do Governo do Estado. É pra mostrar que, quando se junta força e cultura, o resultado é mágico! Então não perde tempo, porque lá vem mais um showzão por aí!





