Padre Gabriel: o Revolucionário da Fé Baiana Vai Receber a Comenda 2 de Julho
Minha gente, segurem a peruca e preparem os confetes porque o nosso querido Padre Gabriel dos Santos Filho tá levando nada mais, nada menos que a Comenda 2 de Julho! Pois é, o primeiro bispo negro da Arquidiocese de Salvador vai ser laureado com essa honraria que nem precisa de legenda! E quem resolveu dar o brilho foi o deputado Alan Sanches, que não poupou elogios à caminhada de três décadas desse homem de fé.
Ó, ele nasceu aqui em Salvador, e há pouco tempo, em 13 de setembro, foi ordenado bispo pelas mãos do cardeal dom Sérgio da Rocha. É de fazer qualquer mãe orgulhosa! O homem começou a história de fé no Seminário Central da Bahia, passou pela UCSal, e foi ordenado presbítero em 1995. Eita que a jornada é longa!
O currículo dele é daqueles de dar inveja até em padre famoso, viu? Já foi vigário, pároco, coordenador da Pastoral Afro-brasileira, e reitor de seminário. Em lugar que ele não deixou seu pezinho, sinceramente, é difícil achar. O currículo quase não cabe na folha do projeto de resolução!
E tem mais, ele é cheio dos diplomas! Concluiu mestrado em Ciências Sociais na Ufba, participou de eventos na França, e até levou seu talento para Porto Velho. A carreira é internacional, viu, meu povo? Não é qualquer coisa, não!
E ó, o Alan Sanches fez questão de lembrar que até a nomeação para bispo, o homem já era responsável por conduzir várias frentes na igreja. E não é que em 2025 o Papa Leão XIV o escolheu como bispo auxiliar lá em São Salvador? Jogaram as flores aos pés do santo ainda em vida!
Conclusão da história: depois de um trabalhão desse, o título de Comenda 2 de Julho veio que nem anel pro dedo de Dom Gabriel dos Santos Filho. Tudo por seu empenho humano e social, que fez até os santos saírem do altar pra dar uma olhadinha. Fiquem ligados que esse é só o começo, viu? 🕊️





