Olha, minha gente, olha o que rolou nesses últimos tempos em Camaçari! O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia, mais conhecido como Inema (ou simplesmente os “fiscais da água”), deu um daqueles rolês famosões e publicou três portarias de fazer barulho. Pois é, tudo isso no dia 18 de agosto, com direito a autógrafo pra Cetrel S.A. – essa empresa que tá no Polo Industrial de Camaçari, sim, meu bem. E o interessante? Tudo isso praticamente no mesmo momento que o Ministério Público da Bahia, com suas vozes de comando, acionou a companhia. O povo tá crente que ela anda despejando um monte de efluentes suzinhos no Rio Capivara Pequeno, e fica aquele cheirinho de encrenca no ar!
A moçada do Inema não ficou só em figurinha de álbum, não! Dentre as autorizações, tá lá a canalização dos rios Capivara Grande e Pequeno e ainda regularização da barragem RHS CP/050. E, pasmem, a autorização para soltar até 505 mil m³/dia de efluentes. Sim, isso mesmo que você leu, meu amor! Mas, não se preocupe tanto, porque esse lançamento precisa respeitar uns limites de qualidade, que ninguém quer um Rio Capivara daquelas, né?!
Na ação do MP-BA, além de cobrar a Cetrel por essa mancada de lançar efluente igual quem manda currículo com erro de português, eles pedem pra suspender essas descargas poluídas e ainda exigem que a empresa dê uma geral na área – reparação ambiental e monitoramento da água e do solo são os novos “tapa na cara” que o MP quer. A Justiça tá analisando o babado e ainda não deu a sentença do dia, então, a gente fica na expectativa, né?
Então, fica de olho, turma! É sempre bom saber o que tá rolando com o nosso meio ambiente, porque só assim a gente garante que as águas do Capivara continuem a fluir… ou pelo menos não com aquele perfume de esgoto!