Capítulo do dia: Camaçari, 267 anos e o bapho da educação!
Minha gente, senta que lá vem fofoca das boas sobre a cidade de Camaçari! Os 267 anos de emancipação dessa terrinha estão sendo comemorados em grande estilo, com direito a desfiles e muita festança nas escolas da rede municipal. A Seduc, em parceria com o Programa A TARDE Educação, resolveu botar pra quebrar com uma programação especial que faz todo mundo sentir o orgulho de ser camaçariense.
O lema do ano é “Camaçari Educadora: cuidados que inspiram e reconectam pessoas”. A intenção é potencializar a tal da aprendizagem formal e, claro, fazer os alunos se sentirem em casa na sua própria comunidade. O professor Márcio Neves, secretário de Educação, tá só love com essa ideia de criar uma ligação forte entre os estudantes e a terrinha deles.
Agora segura essa: o currículo integral ampliado tá botando a meninada em contato com a arte, cultura e história local! É mais ou menos como aprender brincando, saindo da mesmice da sala de aula. É um verdadeiro aulão de vida, identidade e futuro, minha gente!
Tem novidade quentinha também! Criaram a Coordenação de Esporte Educacional, que junta educação física, saúde e esporte num pacote só. Tudo isso pra valorizar ainda mais a cultura local e tornar Camaçari uma cidade cada vez mais educadora.
Mas nem tudo são flores nesse paraíso educativo. Os primeiros meses da nova gestão da Seduc revelaram desafios que fizeram até São Jorge pensar duas vezes. Prédios caindo aos pedaços, aulas sem ventilação, e até os banheiros, que ninguém merece, estavam precisando de um SOS urgente!
Já os professores, coitados, estavam se sentindo a última bolacha do pacote: sem apoio, formação e respeito. Mas Márcio Neves, o super-herói da educação, já tá bolando medidas emergenciais e políticas públicas para dar a volta por cima. Vamo que vamo!
Falando em medidas, rolaram umas sacadas geniais tipo o Sistema de Gestão e Diário Digital e os famosos Guardiões Escolares. Tem também a reativação do Grêmio Estudantil e aquela forcinha no Programa de Saúde na Escola. E por último, mas não menos importante, o curso sobre relações étnico-raciais em parceria com a Unilab. Ufa!
Entre os avanços, eles destacam os convênios que prometem colocar os índices de alfabetização lá nas alturas, investir em educação de jovens e adultos e melhorar a alimentação escolar. Isso sem contar o intercâmbio internacional que tá chegando, viu? Segura essa, Camaçari!
Para os próximos anos, a promessa é requalificar as escolas, oferecer educação bilíngue e preparar os alunos para o mercado de trabalho. Quem viver, verá! Márcio Neves tá com a missão de cuidar de todos e faz questão de lembrar que Camaçari merece só o melhor. Boa sorte, meu filho, tamo junto!
		
			




