Ô minha gente, segura essa que a Mainha tá chegando com fofoca boa de Guarajuba! Nesse último final de semana, lá no Guarajuba Center, foi um tal de saber, cheiros e gostos que só vendo! A festa? O tal do Cozinha Show, que fez parte do primeiro Festival Gastronômico de Camaçari – Da Terra ao Mar. Quem foi? Chef de responsa, artesão, morador e turista, todo mundo junto, vivendo dois dias arretados de sabor, cultura e aquela baianidade que a gente ama!
E vou te contar, na sexta-feira, às quatro da tarde, a Chef Mariana Braga junto com o gastrônomo Edmilton Lafene chegaram chegando com uma aula que misturava técnica, simpatia e nem um tiquinho de arrogância, viu? Aí, mais pra noite, às seis, o Chef Pedro Oliveira, do KiMukeka, subiu na cozinha e mostrou o quão gostosa e cheia de história é a cozinha baiana. Foi um encerramento que deixou todo mundo com cheiro de mato, dendê e raiz no ar!
No sábado, a programação continuou a todo vapor: às quatro, o Chef Vini Soares apareceu trazendo aquela mistura arrojada, mas sem perder a raiz nordestina, de novo com o gastrônomo Edmilton na missão. E fechando com chave de ouro, às seis da tarde, a Chef Solange Borges entrou com tudo, trazendo ancestralidade, inovação e aquelas sensações que só a Bahia sabe fazer.
Mas ó, não foi só comida não, viu? O Guarajuba Center ainda virou galeria de arte com uma exposição assinada pelo artista Deo Senna, que é figura conhecida no artesanato da região e tá sempre cuidadinho da cultura local. E pra quem gosta de provar coisa boa, teve degustação de produtos artesanais que só na Bahia dá pra ver — queijos de cabra, doce de leite de cabra e outras delícias feitas por pequenos produtores que merecem toda nossa força! É aquela mistura perfeita de gastronomia, arte e agricultura familiar que faz o coração da terrinha bater mais forte.
E Guarajuba tá com tudo representando no festival, viu? São vários botecos e restaurantes da região marcando presença, tipo Amada Lisboa Restaurante, Bar do Prefeitinho Jr., Barraca da Vanda, Barraca O Jangadeiro, Cabana da Cabocla, Kaule Sushi, Restaurante Varandas e o Restaurante Tereza do Mocotó. Quer saber o que cada boteco tá servindo? Só dar uma espiada no Insta oficial do festival, @festivalgastronomicodecamacari, ou no site festivalcamacari.com.br – lá tem tudo explicadinho: pratos, preço, endereço, tudo!
E a disputa ainda não acabou não, minha gente! O festival vai até o dia 29 de novembro, quando vai rolar a premiação dos melhores lugares da terrinha, com direito a voto pelo QR Code que tá nos estabelecimentos. Os jurados vão ficar de olho no sabor, que vale metade da nota, na apresentação do prato e na criatividade – tudo dividido com muita justiça pra premiar o que tem valor mesmo!
E ó, se quiser ver a final, anota aí que vai ser no Guarajuba Center no sábado 29, das seis às nove da noite. Já bora separar o povo pra prestigiar, porque o negócio vai ser bom demais da conta!
No final das contas, minha gente, Guarajuba tá mostrando porque é um dos cantinhos mais vivos da Costa de Camaçari. Ali, o que não falta é mistura boa: tradição, inovação, turismo e aquela comunidade arretada que faz tudo acontecer, juntinha, como tem que ser! Fica esperto que a Mainha ainda vai voltar com mais fofoca fresquinha desse lugar danado de bom!





