Banner-para-internet-animado-728x90px-1

Choque! Luciano Huck Visita Fábrica da BYD na Bahia em Visita Surpreendente!

Autor

Categoria

Compartilhar

Olha só quem deu as caras na Bahia, meu povo! Luciano Huck aterrissou em Camaçari na sexta-feira (10) pra dar uma espiadinha na novíssima fábrica da BYD. O bonitão ainda trocou uma ideia com a poderosíssima Stella Li, a chefona da BYD nas Américas e Europa. Agora é só ficar ligadinho pra saber quando esse bate-papo vai aparecer na TV.

E não pense que Luciano é novato nessa história de carro elétrico, viu? O moço já tá mais que entrosado com a montadora chinesa. Ele já fez várias propagandas e, como quem não quer nada, a BYD é uma das queridonas do seu programa, o Domingão com Huck! Tá achando que é pouca coisa?

A visita do apresentador teve direito a tapete vermelho, quase que literalmente, pois chegou logo depois da inauguração oficial da fábrica, na quinta-feira (9). Foi um grande evento, com presença de Lula, Alckmin, Rui Costa, e até o governador Jerônimo Rodrigues. O chefão da BYD, Wang Chuanfu, também tava por lá. A Bahia virou o centro das atenções, menino!

E a fábrica, hein? Dona de um espaço que é um verdadeiro latifúndio de 4,6 milhões de metros quadrados — ou, como a gente aqui calcula, a área de uns 645 campos de futebol! Aquilo ali era o terreno da Ford, que fechou em 2021. Agora, com o incentivo do Governo da Bahia, virou palco de um plano audacioso de reindustrialização.

Já se prepara porque essa fábrica vai estar fervilhando! Inicialmente, vão mandar ver com 150 mil carrões por ano, mas o plano é dobrar essa produção e chegar aos 300 mil. E se você acha que é só montagem, tá enganado! A BYD quer tornar a produção totalmente brasileira, com tudo que tem direito: estampagem, soldagem, pintura. É ou não é um show de tecnologia?

E o que vai sair dessa montagem toda? O primeiro da fila é o famoso BYD Dolphin Mini, que tá prometido pra ser o elétrico mais vendido do Brasil em 2024. Não vai faltar trabalho também pros híbridos BYD Song Pro e BYD King, nas versões GL e GS. Segura essa!

O complexo de Camaçari tá virando referência, com suas três frentes prodigiosas: montagem de carros, chassis de ônibus/caminhões e processamento de lítio e ferro fosfato pras baterias. Fora o centro de pesquisa que vem por aí em Salvador, trazendo tecnologia de ponta pra rodar misturando etanol e eletricidade. Quem disse que baiano não é inovador?

E o melhor de tudo: vai chover emprego! Até 20 mil vagas diretas e indiretas devem pintar por aqui. A BYD já começou a preparar a moçada baiana, e os fornecedores locais vão ser muito bem-vindos. Pode anotar aí, a economia daqui vai decolar!

Agora, vamos falar de grana! O Governo da Bahia deu um empurrãozinho com incentivos fiscais pra lá de especiais até 2032. Quem tiver afim de um elétrico não vai pagar IPVA até 300 mil e, acima disso, a mordida do leão é só 2,5%. Dá até vontade, né?

Pronto, tá aí um resumo baiano e maroto do que anda rolando em Camaçari. Fique de olho, que boas novidades vêm por aí!

Autor

Share