Ôxi, para tudo, minha gente! Se encosta aqui que Mainha tem uma novidade daquelas que a gente gosta de espalhar, tipo reza forte em fila de igreja! Um professor danado de esperto junto com quatro estudantes arretados do 8º ano da rede pública de ensino lá de Camaçari botaram o pé na estrada — ou melhor, no avião — e partiram rumo a Lisboa, em Portugal, nesta quarta-feira, dia 5. E olha que não é passeio, não, viu? É uma baita imersão de dez dias na Europa, parte da 9ª edição do tal projeto “Era uma Vez… Brasil”. E o babado é grande, porque essa belezura tá rolando na Bahia já tem nove anos, mas, poxa vida, só agora Camaçari ganhou o convite pra participar, maravilha!
Agora escuta só os nomes desses cabra arretados que tão representando o município lá do nosso lado: Gabriel Cruz de Oliveira, do Centro Educacional Barra do Pojuca; Flávia Alessandra Santos, da unidade Reitor Edgard Santos; Welber Henrique de Jesus, da Escola Municipal Parque Verde; Pedro Lucas Alves, do Colégio Municipal Professora Lídia Coelho Pinto; e, pra comandar a turma, o professor Edson Santos Ferreira, da Escola Municipal Maria Quitéria. Tá aí uma equipe que vai botar moral fora do Brasil, viu?
E para quem acha que é só turismo, tá muito enganado, minha filha! O tema do projeto é daquele tipo que faz a gente pensar: “Quem conta a nossa história? A participação indígena e afro-brasileira na formação do Brasil”. Pois é, vão juntar educação, cultura, e história, e o grupo vai rever as raízes do Brasil, entendendo bem de perto como os povos indígenas, africanos e europeus se misturaram para formar o que a gente é hoje. Em Lisboa, a criançada vai visitar museus, comunidades, e até lugares históricos que mostram como nosso passado colonial ajudou a montar o nosso Brasilzão atual.
Mas não para por aí, não! A turma ainda vai visitar escolas portuguesas, e pensa na troca de ideia boa que vai rolar! Os estudantes daqui vão poder trocar experiência com os portugueses, falar das nossas belezas culturais e mostrar os produtos que eles mesmos criaram nas fases anteriores do projeto. Isso é que é aprendizado na prática, viu?
Já cá pra nós, por Camaçari, o projeto “Era uma Vez… Brasil” não é pouca coisa não: 76 professores foram capacitados e nada menos que 400 estudantes entraram na onda das vivências e criações que o projeto proporcionou. E tudo isso com o respaldo da famosa Lei Rouanet, aquela que dá uma mãozinha pra cultura e educação não ficarem na seca.
Pra fechar com chave de ouro, essa festa toda é organizada pela Origem Produções, que conta com a boa parceria da Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Educação — a tão prestativa Seduc — e ainda tem apoio das cidades vizinhas. Além disso, tem o patrocínio de uma lista de peso: Grupo Moura, Jacobina Mineração Pan American Silver, Lwart Soluções Ambientais, RTE Rodonaves, Rocha e Zilor Energia e Alimentos. É muita gente boa botando fé nessa molecada!
Então é isso, minha gente, bora ficar de olho nessa turminha que tá levando o nome de Camaçari pro mundo afora com orgulho, educação e cultura na bagagem! Valeu, beijos da Mainha!





