Oi, minha gente arretada da Bahia e do Brasilzão afora, senta que lá vem novidade boa da cidade de Camaçari, que tá é dando o que falar, pode acreditar! Pois olha só, em outubro passado, nada mais nada menos que 363 veículos novinhos em folha saíram da fábrica da BYD, essa marca tchuca que tá investindo pesado aqui na terrinha, rumo às concessionárias espalhadas em todas as regiões do Brasil. Tá entendendo a importância? É o maior complexo da BYD fora da Ásia, e ele só começou a rodar no mês passado, hein! Vixe, coisa seria, minha gente!
Agora imagine: desse montão de carrinhos, a galera do Centro-Oeste foi quem mais recebeu – foram 106 veículos indo pra lá, arrasando no ranking do embarque. Logo depois vêm o Nordeste com 97, o Sudeste com 75 daquele jeitinho, o Sul com 74, e pra completar, o Norte com 11 carrinhos. É carro pra pra todo canto, em forma de onda elétrica, que tá mexendo com esse mercado automotivo brasileiro.
Tem mais: são três modelos fabricados em Camaçari, viu? O Dolphin Mini, que é o elétrico compacto e campeão de vendas no Brasil, foi o único que saiu pro mundo no mês de outubro. Mas, minha gente, a partir de novembro, o pessoal vai começar a embarcar também o King, além do mini é claro. Aí sim a coisa vai esquentar!
Falando em esquentar, na segunda-feira, dia 3, teve um embarque só com 87 carros Dolphin Mini. Para dar conta, 11 cegonhas – aquelas carretas grandonas, sabe? – saíram carregadas lá de Camaçari, refrescando as regiões do Centro-Oeste e Nordeste, fazendo a alegria da rapaziada que curte carro elétrico. Vai vendo o tamanho do investimento!
E tem mais! O cara importante da BYD, o Alexandre Baldy, que sabe das coisas, disse que essa fábrica aqui no Brasil serve pra mostrar que eles tão firmes no propósito de mobilidade sustentável. A marca quer entregar carro elétrico e híbrido com aquela qualidade que dá gosto, desempenho que a gente sente mesmo, e segurança pra não deixar ninguém na mão. Não é à toa que o povo brasileiro tá se apaixonando pela BYD, viu? Tá conquistando os corações e os motoristas de um jeito só!
Agora, segura essa: a montadora botou nada mais nada menos que R$ 5,5 bilhões nessa planta de Camaçari. A primeira fase dá conta de produzir 150 mil veículos por ano, mas a segunda etapa pode dobrar essa quantidade para 300 mil carrinhos! E sabe o melhor? Com tudo isso funcionando a todo vapor, o complexo vai gerar 20 mil empregos, pra todo mundo que tem mãe, pai, amigo ali em Camaçari e arredores. Pode comemorar que emprego é vida, minha gente!
Ah, segura a emoção! O Brasil é o mercado mais importante da BYD fora da China, e eles tão com esperanças grandes por aqui, viu? O setor automotivo tem potencial pra crescer, meu povo. Pra você ter uma ideia, o Brasil já vendeu 3,5 milhões de carros por ano, mas agora tá em 2,5 milhões. A BYD acha que não só vai voltar aos bons tempos, como vai além disso, com a reviravolta lá na frente. É sonho? Não, é estratégia, viu?
Pra fechar essa prosa bem baticumbum, o Pablo Toledo, o chefe da BYD no Brasil, disse que essa fábrica aqui ajuda a “tropicalizar” os carros, ou seja, adaptar os modelos pros gostos e necessidades da gente. Por exemplo, a caminhonete deles não existe lá na China, foi criada pensando no brasileiro que precisa de coisa boa e do jeitinho daqui. Ôxe, só podia, né?
E aí, minha gente, gostou da notícia? A BYD chegando com tudo pra mudar o jogo da mobilidade aí na nossa Bahia e no Brasil todinho. Vai ficar de fora não, corre pra acompanhar que a Mainha sempre traz o babado quente, com aquele temperinho baiano que só a gente tem!





