Camaçari e o Piseiro da Alfabetização: Professores Botam pra Quebrar no Seminário!
E vamos logo começar dizendo que o burburinho aconteceu em Camaçari, viu? Os professores, coordenadores pedagógicos e gestores da cidade encheram o Teatro Cidade do Saber praquele evento mara: o “Seminário de Alfabetização”. Tudo isso dentro do babado chamado Bahia Alfabetizada. Quem diria, hein?
Pois é, minha gente, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e o Governo do Estado estão juntos nessa missão! É o tal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), e a meta é dar aquele up na educação da galerinha baiana. Eles querem os educadores afinadinhos no saber, bem na linha do “vamos lá, professores, fazer a diferença”.
Os professores estavam lá compartilhando sabedoria e trocando figurinhas sobre práticas pedagógicas. Teve de tudo: palestras, conversas e aquele apoio que faz toda a diferença na sala de aula. Tudo isso com a missão de dar um gás na aprendizagem da criançada.
Agora, o babado são os temas: alfabetização na idade certa, subir os índices educacionais da Bahia e, claro, a responsabilidade dos formadores municipais. Tudo isso vira notícia com esses seminários glamurosos que falam do futuro da nossa educação.
A vice-prefeita Déa Santos apareceu dando um verdadeiro sermão (no bom sentido, claro) sobre como a educação é a chave do rolê. Ela disse que quer ver as crianças com senso crítico desde pequenas. A bicha tá certíssima, né?
Já o secretário de Educação, Márcio Neves, bateu no peito e prometeu que quer ver todo aluno lendo até o 2º ano. Ele disse que é questão de direito, dignidade e humanização. Um corre desse é fundamental, vocês não acham?
Graciene Guimarães, a chefona da Educação do Ensino Fundamental, pisou na jaca e disse que o compromisso é com a molecada. Eles querem melhorar os índices de alfabetização, mas sabem que isso só rola com todo mundo junto nessa jornada educacional.
Pra fechar com chave de ouro, a formação vai ser com os próprios educadores locais, valorizando o que é da terra e reconhecendo os perrengues diários das escolas. É a pedagogia no chão da escola, do jeitinho que a Mainha curte!
E não pense que foi só teoria, não! Teve apresentação artística dos alunos, e presença das cabeças coroadas do mundo educacional, como Sandra Rodrigues, Mariluse Santana, Alexandra Pereira e Jamille Moraes.
Então é isso, minha gente! Camaçari tá botando o bloco na rua e mostrando que só quer saber de educação top de linha! Bora acompanhar pra ver no que vai dar!





