728x90

Camaçari Revoluciona: Novo Comitê de Homens Combate Violência Contra Mulheres!

Autor

Categoria

Compartilhar

Oxente, minha gente, se senta que a fofoca da Mainha tá quente! A prefeitura de Camaçari deu mais um passo firme pra acabar com essa violência de gênero que a gente não aguenta mais. Agora, eles lançaram o tal do Comitê de Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher – nada mais nada menos que um grupo só de homem, mas querendo ser parceiro das mulherada! Teve até reunião chique na Secretaria da Mulher, com a turma toda: autoridades, empresários e até padre botando fé na parada. Tá vendo? É papo sério, menino!

E olha só, quem tá à frente desse trem é a dona Branca Patrícia, da Secretaria da Mulher, que já chegou falando grosso na sexta-feira passada: “Se a gente não meter os homens nessa conversa, nem adianta querer quebrar o ciclo da violência”. É isso aí, minha filha, mexeu com a mulherada, tem que envolver o macho também, senão fica só dois ladinho da conversa, né? E não é pouca coisa, não, porque o Brasil tá todo mundo vendo, tá cheio de notícia triste de violência contra as mulher. A moça disse que vai rolar encontro todo mês pra ir fortalecendo a parada e melhorando mesmo as políticas de acolhimento. Quem quer ajuda, vai poder contar!

E não é que essa ideia aí faz parte de um movimento mundial, minha gente? Eles chamam isso de “21 dias de Ativismo” – é uma campanha da ONU pra botar esse assunto no pé dos homens da gente. E não é que o Comitê foi inaugurado bem na véspera do Dia do Laço Branco? Sabia que sábado (6) é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres? Pois é, parece que a coisa tá ficando séria!

Pra não dizer que não tem história boa misturada, o juiz André Goma, que manja dos assuntos de violência doméstica aqui de Camaçari, fez questão de lembrar um caso lá do Canadá. Rapaz, lá rolou uma tragédia de um agresso que matou 14 mulheres dentro de uma faculdade, depois que os outros homens saíram da sala. Foi um choque danado, e o lema ficou bem claro: não dá pra homem ficar sentado olhando o outro fazer barbaridade com mulher e não se mexer! O homem que é macho de verdade, que nem o “leão da casa” que todo mundo fala, é o que protege e cuida, e não o que manda e quer controlar tudo. Tá aí o desafio: mudar a cabeça da massa!

E não pense que esse Comitê é só pra reunião e papo furado, não! É trabalho mesmo, viu? O tal do grupo vai ajudar a criar políticas públicas pra ensinar os homens a respeito de respeito e não violência. Vai ser aquele espaço bacana de conversa, formação e até mobilização na cidade pra combater essa violência contra a mulher – porque, né, falar é fácil, mas agir já é outra história.

E pra dar aquela força, o empresário Victório Dolfi, que a turma feminina escolheu como representando a classe dele, já jogou no peito: “Essa ideia é maravilhosa, não só pras mulheres, mas pra todo mundo!” Ele explicou que reintegrar as mulheres que sofreram violência ajuda a levantar não só a moral delas, mas a sociedade toda. Mulher bem cuidada, com emprego, saúde e cabeça no lugar, é bola cheia pra Camaçari. Quem é vivo sempre aparece, né, amores?

Finalizando com aquela pitada artística pra animar o povo, o evento ainda teve intervenção do poeta e diretor Ivanildo Antônio, que chegou chegando. De quebra, tinha na roda o secretário Ademar Lopes, o chefe de gabinete Carlos Santos, e uns vereadores folgados aí: Luizão, Kaique Ara e João Dão, além dos cabras da Polícia Militar e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Olha, minha gente, quem diria, hein? Tá dado o recado: homem bom é homem que ajuda a acabar com a violência e que respeita a mulher. E Mainha vai ficar de olho pra acompanhar essa história, porque aqui a gente não perde uma! Até a próxima!

Autor

Share