Ôxe, minha gente arretada do Jardim Limoeiro, segura essa fofoca boa que eu vim contar! Vem aí um trem que vai mudar a vida da rapaziada da quebrada: o tal do Centro de Referência de Assistência Social, o famoso CRAS, vai abrir as portas bem no bairro, na Rua Ferreira, número 14. Esse babado é coisa fina, viu? É a Prefeitura de Camaçari, junto com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (aquela Sedes que tá ligada no povo), escutando a fala do povo e botando em prática. Éí, coisa séria, minha fia!
Agora prestenção: esse CRAS novo não vai ser pra pouca gente, não. O danado vai atender mais ou menos umas 5 mil famílias arretadas de Jardim Limoeiro, Parque das Palmeiras e Parque das Mangabas. Vixe, até hoje, a galera tinha que se enfiar lá no bairro Verdes Horizontes pra pegar atendimento, tarefa de doer perna e gastar tempo. Agora vai facilitar demais, viu? Chega de aperreio pra resolver problema no seu bairro, é coisa de respeito!
E pra mostrar que essa novidade não é só palanque, a chefe da Sedes, a Jeane Gleyde, não tá pra brincadeira: “Vamos inaugurar mais CRAS nesse tempo que o prefeito tá no pedaço. A gente fez o dever de casa, checou onde o povo tava sem serviço e tá correndo atrás,” disse ela, toda faceira. Lembra do CRAS de Parafuso, que abriu em setembro? Pois é, também tirou o povo daquela maratona de ir pro Verdes Horizontes. Tá vendo o compromisso? Tá na minha mão!
Na terça-feira passada, dia 4, rolou uma vistoria lá no local, com a galera da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra). O lugar já tá ganhando uma repaginada: acessibilidade ajustada, elétrica revisada e aquela pintura que deixa tudo no capricho. O combinado é entregar tudo prontinho até o final do ano, pra ninguém botar defeito e todo mundo chegar confortável e bem acolhido. Mainha vai querer dar uma passadinha!
Pra quem anda boiando, o tal do CRAS é a porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social, o SUAS, que é feito pra cuidar da proteção social básica. Aqui, a família não fica largada não, viu? Tem serviço de apoio, orientação e acompanhamento, além de ações que evitam que a situação do povo desande e fortalecem a união da comunidade. Lá tem gente de tudo que é jeito, profissional com aquele jeitinho humano e qualidade, pra atender direito a todos.
E tem mais coisa boa pra contar: o CRAS oferece Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que é pra cuidar da família e dos amigos da comunidade; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que é pra prevenir confusão e ensinar um monte de coisa boa; ajuda pra acessar Bolsa Família, Benefícios Eventuais e BPC; além do Cadastro Único, pra quem quer entrar na lista ou atualizar os dados. Se precisar também rola passe livre municipal, interestadual e intermunicipal, carteira do idoso, orientações sobre direitos e até grupos pra gestante e usuários do PAIF. Tudo no capricho, minha gente, pra deixar a vida mais faceira e organizada por aí.
E assim vai Medellin, digo, Camaçari, gente! Tô só esperando o dia da inauguração pra contar mais babado bom pra vocês. Fique ligadinho e, pode crer, o CRAS vai ser aquela mão na roda que a comunidade tava esperando!





