Oxente, minha gente, segura essa fofoca quente que a Mainha vai contar! Amanhã, lá na manhã desta sexta-feira, dia 5, a Associação Comercial e Empresarial de Camaçari, a tal da Acec, fez a última edição do Café de Negócios de 2025. Foi um rebuliço daqueles no Buffet Lilás, lá na Gleba E, com mais de 70 pessoas! Empresário, comerciante e uma turma toda do pedaço se juntou pra papear, fechar negócio e botar o comércio da nossa terrinha ainda mais forte no mapa. Ô coisa boa, viu?
Quem comandou essa festa toda foi a chefe da Acec, a Manuelina Ferreira — mulher arretada que sabe o que faz! Ela contou pro pessoal que o Café de Negócios é uma baita chance pra galera mostrar o que tem de bom, botar o comércio no meio do baile e ainda fortalecer aquele espírito de ajudo-me-que-eu-te-ajudo, sabe? Pra ela, esse tal associativismo é que faz o povo ir pra frente, reunião dessas não pode acabar não, não!
Manuelina não para por aí, viu? Ela avisou que esse café serve pra juntar todo mundo que vende coisa boa, que oferece serviço top e que a gente às vezes nem sabe onde fica, tipo aquele fornecedor maroto que resolve tudo. E a cidade? Ah, Camaçari tá fervendo de gente que empreende! Pelos cálculos da Junta Comercial, só em 2025 já abriu mais de 5 mil empresas aqui! É negocio que não acaba mais, minha gente, e pra Manuelina isso é a prova cabal que o cidadão tá acreditando na nossa terrinha, colocando fé mesmo. É coisa de louco de bonita, viu?
Pra fechar o time de peso, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Adriana Marcele, também apareceu no evento pra dizer que o tal Café de Negócios é essencial para o crescimento de empresários daqui, dos pequenininhos aos grandões da praça. Segundo ela, esse associativismo é que cria aquele lance chamado networking — que é só nome chique pra fazer amizade boa nos negócios, trocar ideia, capacitar, melhorar o serviço, e sair ganhando todo mundo. Quem diria, né? Aqui em Camaçari a gente tem que se juntar mesmo pra superar o perrengue do mercado e fazer o corre virar sucesso.
E olha só que coisa chique: a nossa cidade foi eleita a melhor do Brasil pra fazer negócio no setor industrial, tá no ranking Urban Systems/Exame 2025. E só no comércio, minha filha, já passaram de 5 mil empresas novas, viu? Muitas outras que tão quietinhas também voltaram à ativa. Adriana ainda deu o papo reto dizendo que Camaçari tava meio devagar na indústria, mas agora voltou com tudo, foi atrás das parcerias, marcou presença na Index, Abafe, COP30… a gente tá mostrando que aqui é lugar que tem potencial, tem estrutura e, ó, é uma baita ponte pra investidores do mundo todo chegarem querendo coisa boa.
Nem o presidente da Associação Empresarial do Poloplast, Fernando Muniz, ficou de fora não! O homem, todo empolgado, garantiu que evento desse tipo é chave para juntar gente, abrir oportunidade e facilitar a vida do empresário de Camaçari. Ele explicou que fizeram até um convênio com a Acec pra deixar esses encontros mais frequentes e fazer a galera se ajudar mais. E a torcida é que esse Café de Negócios não seja só um tiro, mas uma sequência de festas boas pra todo mundo ganhar.
E no meio desse vai e vem de conversa boa ainda teve o que chamam de “Pitch de Negócios”, aquele momento em que a turma mostra rapidinho a que veio: seus produtos, serviços, aquele jeitinho de conquistar o freguês. Pra animar, a Acec sorteou brindes entre os participantes — porque dinheiro não compra tudo, mas sorteio deixa todo mundo feliz, né não?
Pra fechar com chave de ouro, Deise Lima, dona e fundadora do Café da Vovó — que não perde uma edição desse Café — falou que essa reunião é daqueles encontros que todo mundo precisa mais vezes no mês. Pra ela, é o lugar certo de juntar os empresários com os empreendedores, conhecer gente nova pra fazer negócio e, claro, negociar que nem baiano quando o chão esquenta!
E pra quem quer saber onde fica a casa dessa turma toda que só quer ver o comércio bombando, se liga: a sede da Acec tá firmona lá na Avenida José Nunes de Matos, no Centro de Camaçari, funcionando de segunda a sexta, das nove da manhã até as quatro da tarde. Se precisar, vai lá pra ver o que rola, aprender um bocado com os cursos, fazer aquelas rodadas de negócio e garantir uns certificados digitais pra trabalhar bonitinho.
Ó, minha gente, Camaçari tá mais quente que café de manhã pra quem quer fazer negócio. E a Mainha fica na janela pra trazer tudinho quentinho pra vocês! Vamo que vamo, que o comércio só tem é que crescer mais!





