Oh, Mainha, senta que lá vem babado! 🚨
Olha só, minha gente! Essa semana, a moçadinha das universidades tá fazendo barulho em todo canto do Brasil com um movimento que já virou o trending topic da educação: “Em Defesa da Educação e do Brasil!” É isso mesmo! Os estudantes, indignados com o desmantelo da educação que os governos estaduais estão fazendo, se reuniram pra protestar. E, claro, não deixaram de mandar aquele recado maroto pros gringos: "Aqui a gente resolve nossas paradas!"
A UNE (União Nacional dos Estudantes) e outras turmas de estudantes se juntaram pra fazer essa movimentação acontecer, parecendo um carnaval fora de época, mas com seriedade! Eles saíram às ruas pra pedir que, ao invés de orçamento pra coisas inúteis, joguem uma grana na educação pública, que tá precisando mais do que vacinas nos braços!
Minas Gerais na área!
Em Belo Horizonte, na Praça Sete, a juventude se reuniu pra uma manifestação que deu gosto de ver! Com direito a grito de guerra e tudo. Não teve espaço pro "deixa disso". E na internet, a moçada fez aquele post maroto dizendo que "educação não é mercadoria, não, meu amor!" O futuro deles tá em jogo, e eles tão certos de não querer ver a educação virando produto de prateleira!
E São Paulo, minha filha?
Em São Paulo, também não ficou pra trás! Numa quinta-feira (porque os estudantes adoram uma quinta) muitos jovens se aglomeraram na Avenida Paulista. A presidenta da UNE, uma tal de Bianca Borges, subiu no palanque e garantiu que 7 de setembro vai ser o “DIA DO BASTA!” contra os que estão fazendo papel de sogra malvada pra educação. O recado? “A nossa soberania não se negocia, e quem tá aqui são os jovens que querem um futuro digno!”.
Rio de Janeiro: Uh, uh, o povo é forte!
No Rio, a galera se juntou em frente à Igreja da Candelária e levantou a bandeira contra o tiozão Donald Trump. O babado era tão quente que nem a temperatura carioca conseguiu competir. Eles pediram mais investimento na educação e um "oi" bem alto para o ex-presidente Jair Bolsonaro, que tá sendo cobrado a dar satisfação. Quem disse que a juventude não tem voz, hein?
Em Pernambuco, a música ressoa!
No Recife, em frente à Faculdade de Direito, a moçada também fez seu protesto. E adivinha só? Eles seguiram o slogan do Lula e mostraram que quem manda no Brasil é o povo! E não dá pra reclamar de falta de cartaz, viu? Cada um mais bonito que o outro!
Bahia: O berço da força!
E na nossa querida Bahia, em Salvador, a festa foi em prol do Plebiscito Popular. Os estudantes, sempre muito criativos, estavam com a urna na mão pra coletar as opiniões sobre várias pautas, como a taxação das grandes fortunas. É ou não é um verdadeiro show de cidadania?
Ceará, Maranhão e os outros!
Em Fortaleza, a juventude bradou que “Educação não é mercadoria” e saiu pedindo menos juros e mais investimento. Já em São Luís, a Praça da Faustina foi o palco da luta pela soberania nacional. E as outras capitais do Nordeste? Uebaaaa! Estudantes em Teresina, Aracaju e João Pessoa se uniram numa só voz: "Educação é prioridade!"
E pra fechar com chave de ouro…
No sul da Bahia, Porto Alegre também sentiu a energia dos jovens! Os gaúchos, com sua ginga peculiar, deram um aviso a Eduardo Bolsonaro, mostrando que eles são os verdadeiros patriotas. Gente, só falta agora eles entrarem na sapucaí!
Minha gente, é isso! A juventude tá deixando claro que têm muito a dizer e não vão ficar calados. Quem disse que o grito da nova geração não ecoa? É canteiro de mudanças que tá rolando, e a gente adora acompanhar esse babado! 🇧🇷✊