Olha, Mainha, tem babado novo na área!
Sábado foi dia de arrumar os troféus na casa da seleção brasileira, porque os Jogos Pan-Americanos Júnior acabaram e, pasmem, nosso querido Time Brasil arrasou na competição, ficando com o primeiro lugar no quadro geral de medalhas! Eita! Igualzinho na primeira edição lá em 2021, em Cáli. Vão dizer que o nosso povo não é guerreiro!
Nessa edição em Assunção, Paraguai, os nossos atletas brilharam com 175 pódios, sendo 70 ouros, 50 pratas e 55 bronzes! Olha a evolução, viu? Quatro anos atrás foram 164 medalhas, mas agora surgiu uma competição à altura e o Brasil não se deixou abalar.
E a festa não para, viu? Entre sexta e sábado, os atletas arrasaram, garantindo 25 medalhas, incluindo sete de ouro, 11 de prata e sete de bronze. O tchan se instaurou!
Mas não foi só medalha que tivemos, não, Mainha! O Pan Júnior também foi um tapa na cara da sorte, servindo como qualificatório para algumas modalidades nos Jogos Pan-Americanos de 2027 em Lima, com 216 vagas diretas à vista!
O Brasil se destacou, garantindo 48 vagas direta para o Pan adulto e 108 atletas assegurados. Olha a moral!
E quem foi dar uma enunciada sobre tudo isso? O presidente do COB, Marco La Porta, mandou a letra! Disse que mais competições para a juventude são fundamentais para transformar o Brasil numa nação sportiva. Vem cá, não é pra menos, né? Com os gringos lá dos EUA e do Canadá, que têm muito mais atletas, ainda assim a gente veio mó feliz só de melhorar os resultados!
Agora, bora conferir as medalhas do Brasil:
Levantamento de Peso – 1 ouro e 1 bronze
Só pra começar, Matheus Pessanha arrebentou e levou o ouro na categoria até 98kg, batendo recorde e levando 212kg nas costas. Com isso, ele também carimbou o passaporte para o Pan de Lima 2027! E pra coroar, Cristhian Izaias fechou o evento com um bronze.
Ginástica Artística – 2 bronzes
A rainha do equilíbrio, Isabel Aguilar, levou um bronze na trave, somando 12.266 pontos! A colega dela, Francine Oliveira, acabou em quarto lugar. Mas tá tudo certo, é competição e dá próxima ela vem com tudo!
Patinação Artística – 2 ouros e 2 pratas
Erik Leite brilhou como a estrela do show e trouxe ouro no programa livre masculino e ainda somou uma prata na dança solo. E a garotada não para: Lia Iwazaki foi campeã na dança solo, enquanto Laura Olympio pisou firme e garantiu a prata no programa livre!
Atletismo – 1 ouro, 4 pratas e 1 bronze
O revezamento 4x400m masculino foi o chefe da parada e trouxe o ouro. Nossa filhote, Mateus de Alencar, faturou uma prata nos 3.000m com obstáculos. O povo tá voando!
Vôlei Masculino – Ouro
E o vôlei masculino, ah, esse é pra se aplaudir! Brasil venceu a Argentina em uma final super emocionante por 29 a 27. A equipe saiu invicta. Vamo que vamo!
Canoagem – 1 ouro e 1 prata
Mateus Nunes e Lucas Santos brilharam e trouxeram a medalha de ouro no C2 500 metros masculino, enquanto Lorrane Santos e Maria Cunha não foram menos guerreiras, trazendo a prata no C2 500 metros feminino.
E essas foram as novidades fresquinhas da competição, mas a moral da história é que o Brasil tá batendo recorde e garantindo cada vez mais espaço no cenário esportivo! É isso, Mainha. A gente se encontra na próxima fofoca, porque aqui a gente não para!