Olha só, minha gente! A BYD armou o maior auê em julho passado, anunciando a inauguração da fábrica em Camaçari, BA. Mas, hum… foi só o básico mesmo! O que rolou foi o início da operação, com poucos carrinhos saindo do forno. Faltava papelada pra liberar geral, viu?
Durante esse bafafá, a BYD tava nos testes pro processo ganhar aquele carimbo definitivo. E depois de muita espera, finalmente abriram as portas da fábrica dia 9 de outubro.
E a meta é ousada, viu? A produção vai saltar de 150 mil veículos em 2026 pra 300 mil na segunda fase, com um sonho de chegar a 600 mil! Olha o gás dessas máquinas!
Mas não foi um caminho de rosas, não! Teve um bocado de adiamento e confusão antes de abrir. Primeiro, marcaram pro fim de 2024, depois jogaram lá pro primeiro semestre de 2025.
Além disso, teve caô com maquinário parado no porto e aquela história chata de trabalho irregular na fábrica no fim do ano passado. O povo tinha que dar jeito nesses tropeços!
Falando de produção, por enquanto os carrões chegam praticamente prontos lá na linha. É o famoso SKD: vem desmontado da China e junta aqui. Mas a promessa é aumentar o “feito na Bahia”, incluindo a fabricação local completa.
Já tão qualificando empresas brasileiras pro fornecimento de peças, a primeira pioneira foi a Continental Pneus, ali do lado da fábrica. É o vizinho famoso!
E sobre os bólidos que vão rolar por lá? Vai ter o híbrido Song e King, além do elétrico Dolphin Mini. A picape Shark tá na fila de espera pra entrar nessa linha também.
Essa fábrica aí foi da Ford entre 2001 e 2021. Depois passou pro governo baiano, que entregou de bandeja pra BYD. Os chineses tão investindo R$ 5,5 bilhões com a promessa de 10 mil empregos de cara, podendo chegar até 20 mil.
Além dos passeios, vai ter chassi de ônibus e montagem de caminhões! Também tá no projeto processar lítio e ferro fosfato pras baterias.
Começou com capacidade de 150 mil carros por ano e querem dobrar essa conta! Antes de cortar o laço, o chefão da BYD já prometeu 600 mil veículos ao nosso presidente Lula.
A meta deles é morder o mercado e ser top 3 até 2028 e número um daqui a uns sete anos. Eita que o povo tá animado!





