Fofoca da Mainha: Eita, que os gringos tão de coruja ponteando o Brasil!
Olha, vizinha, a treta não tá pequena, não! A gente até tentou entender porque os gringos dos Estados Unidos resolveram botar preço salgado nas coisas do Brasil. Parece mentira, mas diz que a motivação foi mais política do que econômica. Além disso, eles ainda meteram a tal da Lei Magnitsky e tão cortando vista de entrada de um monte de autoridade daqui. Eita lasqueira!
E pense num auê danado! De um lado, o pessoal da direita tá gritando que isso é abuso da justiça, quase uma ditadura no tribunal. Do outro, a esquerda tá deitando e rolando, dizendo que isso aí é a resposta do Brasil sambando bonito, defendendo a democracia. Será que o Brasil é o novo, digamos, laboratório do Trump? Tá aí a fofoca da vez.
E não para por aí não, viu? Na segunda, o Trump chegou dizendo que tava pensando em tacar tarifas pras bandas da União Europeia. Tudo isso porque eles andam mexendo com impostos digitais, que dizem que tá lascando as empresas americanas. O homem tá danado!
Eita, parece que a coisa tá quente pra Europa também! Na quarta, a Reuters sussurrou que os EUA tão pensando em cortar visto da galera europeia que mexe com a tal da Lei de Serviços Digitais. Eles não querem deixar as empresas americanas de tecnologia no perrengue, né?
E se ano passado Trump já tinha cutucado a União Europeia e o Reino Unido com a tal seção 301 pra ver se os impostos sobre serviços digitais eram justos, imagina agora! Uma palavrinha aqui, outra alfinetada ali… a coisa tá fervendo. Vai que dá em tarifa pesada, né?
E toma mais fofoca quentinha! Parece que o tratamento que eles tão pensando pra Brasil não é só pra cá, não. Semana passada foi notícia que até juiz da França, Canadá e Senegal, que tão lá pelos lados do Tribunal Penal Internacional, entraram na mira dos americanos. Isso porque eles tão investigando casos de direitos humanos por americanos no Afeganistão. Botaram os juízes na geladeira!
E quer saber? Mal tinha saído essa fofoca e já veio outra: falou-se que os EUA tão ameaçando revidar na questão ambiental também. Se os países quiserem aprovar um acordo pra reduzir emisão de gases lá dos navios? Vão levar tarifas, sem dó nem piedade. Estados Unidos não quer saber, não!
Agora, vizinha, a dúvida é: será que essas ameaças vão vingar? Tá rolando um boato forte que Trump tá testando essa de usar sanção comercial pra dar de ré. Aqui, o foco é o julgamento do ex-presidente Bolsonaro. E na Europa? O alvo são aquelas leis e impostos chatos de tecnologia. Em todo canto, a intenção parece ser parar investigações de direitos humanos que atrapalhem os EUA.
Então, minha querida, se o Brasil virou laboratório, não é só bagunça, não! A gente precisa é se unir — juridicamente, diplomaticamente e comercialmente — pra não virar a cobaia nessa história. Bora se ajeitar, né?