A Fofoca da Mainha sobre a BYD
Gente, segura essa bomba! A marca chinesa BYD, que tá fazendo um barulho danado aqui no Brasil, se reuniu numa terça-feira com o povo da Abipeças e do Sindipeças. E o assunto da vez? Encontrar fornecedores para a produção de seus carrões na fábrica que montaram lá em Camaçari, na Bahia. Olha o boato se espalhando, porque a expectativa tá grande!
E não é que a BYD lançou uma campanha chamada “BYD quer conhecer você”? Isso mesmo! Eles estão com a pulguinha atrás da orelha e querem saber quem pode fornecer as peças necessárias pra botar a mão na massa aqui no Brasil. Na verdade, os gringos estão de olho nas empresas baianas – quem quiser entrar na dança, é só chegar!
O Alexandre Baldy, o Vice-Presidente da BYD, disse que a ideia é fazer tudo por aqui. Ele não tá de brincadeira! A meta deles é formando uma cadeia de fornecedores brasilidade – tudo muito “a cara do Brasil”, meu povo! Ele destacou o quanto ficou animado com o interesse do povo, e a gente só pode imaginar o sorrisão que ele deu, né?
Parece que a empresa trouxe uma listinha de demandas quentíssima! Tô falando de para-choques, pneus e até baterias de 12V. Tudo isso podendo ser produzido aqui mesmo, e juntando mais e mais fornecedores locais. Ótimo, né? O Brasil precisa de trabalho e os baianos estão prontos para essa parceria!
Mas não pense que tudo foi só amor e flores, não! Esse movimento da BYD acontece depois de um imbróglio danado com o governo federal e outras montadoras por aqui. Os gringos queriam uma redução dos impostos de importação pra montar os carros, porque atualmente os kits chegam chegando semi desmontados, tendo só o trabalho de montagem na terra do acarajé.
E adivinhem? O governo deu uma resposta! Confirmaram que agora, os carros elétricos e híbridos montados no Brasil vão ter imposto de 35% a partir de janeiro de 2027, bem antes do esperado. Mas a BYD conseguiu um miminho: vão poder trazer mais kits sem pagar imposto. Olha o jeito de escapar da taxa, minha gente!
Por isso, a malhação de fornecedores brasileiros não é apenas uma boa ação, mas também uma estratégia pra driblar os impostos e fazer a festa por aqui. A gente torce para que essa parceria dê certo, porque Bahia e desenvolvimento têm tudo a ver!
Então, fiquem de olho, porque os próximos capítulos dessa novela prometem! E quem sabe a gente não vê mais carro elétrico cruzando as ruas, bem aqui no meio da nossa Camaçari? É isso, meu povo!