Olá, meu povo! Vamo fofocar sobre as últimas do Tio Sam!
O Donaldo, lá dos EUA, tá com um plano mirabolante! Na quarta-feira (13) ele soltou a bomba dizendo que quer tomar conta das forças policiais de Washington, porque, segundo ele, a criminalidade tá pegando fogo na capital. Ah, meu amor, se isso não é uma chamada de atenção, eu não sei mais o que é!
Mas olha, não é bem assim não, viu? Se ele for pra cima dessa parada sem passar pelo Congresso, vai ter uma chuva de processos igual chuva de São João em Salvador. A prefeita de lá, Muriel Bowser, que é do time dos democratas, tá no comando da polícia metropolitana.
E dá-lhe mapa, porque desde 1973 existe essa tal de Lei de Autonomia que permite que o presidente tome conta da polícia por 30 dias em caso de emergência. Você acha que o Donaldo tá se aproveitando disso? Pois foi o que ele fez na segunda (11), dizendo que Washington tá “em emergência criminal”. Olha a farofa!
Mas a prefeita não se deixou levar! Ela respondeu rapidinho que as alegações do Tio Trump sobre a violência estão mais erradas que peixe fora d’água. Os números de crime violento tão lá embaixo, gente! É tipo um milagre! O nível mais baixo em décadas, minha gente!
E agora vem a verdadeira polêmica da vez: será que o Donaldo vai estender esse controle? Ele deu a entender que sim, e soltou essa pérola: “Se for uma emergência nacional, podemos fazer isso sem o Congresso”. Até parece que ele tá jogando um truco, desafiando a mesa! Mas, hã, os advogados tão dizendo que não funciona assim: só 30 dias, a não ser que o Congresso aprove. E cá entre nós, essa aprovação tá mais difícil que achar molho de pimenta na praia!
E tu acha que ele pode federalizar Washington? Ah, bichinha, isso também é uma novela com muitos capítulos. Ele falou que queria, mas precisa da benção dos senadores, e a galera que não é do time dele tá mais a fim de barrar isso do que de ir pra festa de São João. Os democratas tão firmes como o acarajé na brasa, não vão mudar de equipe.
Ah, mas pera lá! E a Guarda Nacional? O Donaldo tá no controle dos 2.700 soldados lá, isso é pra deixar qualquer um de queixo caído! Ele anunciou no dia 11 que vai mandar 800 deles pra Washington. E com isso, ele tá mandando um recado: “Mais segurança, menos zueira!”
E não vai pensar que ele só para por aí! Ele já disse que essa federalização poderia ser um modelo pra outras cidades. Olha ele sonhando acordado! Só que, meu povo, não tem mágica que transforme isso em realidade em outros lugares. Cada estado é um estado, e a lei é clara como água de coco.
E pra finalizar essa novela de Cardoso, na Califórnia, o Tio Trump decidiu usar a Guarda Nacional, mas isso tá gerando rolo, meu amor. O estado processou ele, dizendo que o uso da Guarda é só pra casos muito específicos, e ele tá querendo fazer um “faz de conta” com a Lei. Tem juiz ouvindo tudo isso, e o que vai dar? A gente tá aqui esperando a próxima cena!