Crise? Fala sério! Não é grana, é falta de juízo!

Autor

Categoria

Compartilhar

Claro, meu amor! Vamos fofocar sobre o que tá rolando no governo, com aquele tempero baiano que a gente ama. Segura a marimba e vem comigo!

Olha, meu povo, a treta do IOF tá pegando fogo! O governo, bem nervoso, decidiu levar a questão pro tribunal, achando que o Congresso tá metendo os pés pelas mãos e invadindo o quintal do Executivo. O babado é que o governo pode, sim, ajustar a alíquota do danado do IOF. Se for pra tomar atitudes arriscadas, aí sim poderiam pedir um Projeto de Decreto Legislativo – mas por enquanto, é só barulho.

E ó, não adianta pensar que essa historinha vai esquentar ainda mais a treta, porque, meu bem, o clima já tá um caos total. O que não ajuda em nada, já que as economias estão indo bem, com uns indicadores que estão até dando uma respirada. Então, calma, que a crise econômica não é o problema dessa vez.

Mas não para por aí, que a inflação tá dando tchauzinho e os bancários tão até relaxando nas projeções. No Boletim Focus, a estimativa do IPCA caiu pela décima vez em 11 semanas. Você lê certo, gente! Agora estamos falando de 5,2%, com o Bradesco até arriscando um palpite mais otimista, de 5%. O dólar tá fazendo um milagre e recuou 12% no primeiro semestre – se vende pão com ovo, tá tendo alívio no bolso! E o desemprego? Ah, esse tá em 6,2%, o menor em anos! Uma beleza, não é mesmo?

Mas calma lá, que a real crise não tá no mercadão de empregos ou na inflação. O verdadeiro pepino é um problemão fiscal que tá crescendo como se fosse feijão na manteiga. Olha, em maio, a dívida pública subiu, e só Deus sabe quando isso vai dar uma melhorada. Não é mágica, precisa de um plano, viu?

E falando em planos, a política é um verdadeiro show de horrores, principalmente com esses emendões do Congresso que tão mais altos que um curral de boi. Desde a era Bolsonaro, as coisas estão tão exageradas que os políticos nem tão mais precisando do governo pra fazer as vontades deles. O equilíbrio entre os poderes? Cê jura que isso ainda existe? Automóvel de som!

Agora, escuta essa: o Bradesco tá dando nó em pingo d’água e disse que a situação tá melhorando por causa de fatores externos – mas ainda é cerquinho de futuro, viu? Eles tão acreditando que, sim, as metas vão ser cumpridas e que no finzinho do ano vai rolar uma cortada nas taxas de juros. Acredita quem quer, meu amor!

Aí, para variar, o presidente da Câmara, Hugo Motta, andou com a boca mais solta que armário de feira. Saiu acusando o governo de fazer uma guerra de “nós contra eles”. Mas, peraí! Ele pode até ter batido o pé e colocado em votação o aumento do IOF, mas quem começou essa guerra mesmo? Só se esquecem que atrás de uma acusação sempre tem um rabo de palha queimando.

E pra fechar com chave de ouro, o Caged soltou os números dizendo que o Brasil criou 149 mil vagas em maio. O mercado tá vibrando como trio elétrico em carnaval! Os desempregados tão diminuindo, e a esperança tá voltando a brilhar, mesmo que com muitos percalços pelo caminho.

E agora? O Haddad tá por aí chorando as pitangas dizendo que o Brasil não tem R$ 800 bilhões pra dar de incentivo fiscal. Precisamos de uma proposta corajosa pra arrumar essa bagunça, mas como discutir isso se o Legislativo não aprova nem o básico? A reforma que nos salvou no passado foi feita em ano eleitoral, então, de repente, ainda dá tempo de fazer alguma mágica, meu rei!

É isso, minha gente! Roda a baiana que a fofoca continua sempre, nas voltas do nosso querido Brasil!

Autor

Share