O Babado do PNLD: Livros Novos e Uma Reviravolta no Ensino Médio!
Ô minha gente, senta que lá vem babado quente! Entre o dia 25 de agosto e 5 de setembro, os educadores do Brasil todo vão ter que ralar pra escolher os livros que vão ficar na fila pra dar aula no ensino médio de 2026. Isso mesmo, a partir do que tá pegando ali, o tal do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) resolveu dar uma repaginada tim-tim por tim-tim! Agora, os livros vão ser agrupados em coleções, porque, aparentemente, a mudança é moderna, né?
Olha, o MEC (Ministério da Educação, pra quem não tá por dentro) deu uma de influencer e fez um webinário pra ajudar esses pobres coitados a sussurrarem como selecionar os materiais didáticos. Porque, né, escolher livros pra educar a juventude não é nada complicado! É só jogar tudo na roleta e ver o que sai!
E não é que essa maravilha de programa ainda é bancada pelo FNDE? Eles tão disponibilizando livros a torto e a direito, tipo um festival de literatura, mas só pra escola pública, viu? Os professores e alunos estão sendo convidados a mergulhar nesse mundo literário… de graça! Aí eu te pergunto: cadê o link pra concorrer a esse prêmio?
Agora, kimmy minha, virando a folha, as mudanças no ensino médio são de cair o queixo! A carga horária virou um verdadeiro quebra-cabeça: um bloco de 1,8 mil horas pra disciplinas obrigatórias e outro de 1,2 mil horas pra as tais disciplinas opcionais. Tipo “escolha seu próprio destino”, mas sem o final feliz! Cada escola vai ter que oferecer pelo menos dois itinerários formativos. A gente já viu isso antes, né?
Vamos falar dos livros? Ai, não dá pra deixar de lado! Eles são a chave da questão! A categoria 1 traz tudo: de língua portuguesa a educação digital, passando por mais disciplinas do que cabe em uma sala de aula! Gente, se eles acham que o estudante vai conseguir absorver tudo isso, ó, estão mais perdidos que eu em dia de entrega de conta!
E a categoria 2? Ah, essa é um mimo, com projetos integradores que prometem conectar o aluno com o “fabuloso” mundo do trabalho! Porque, claro, nada melhor do que já começar a carregar o piano!
E pra fechar com chave de ouro, tem guia digital disponível com todos os detalhes – olhem só que gentileza! Mas se ainda restar alguma dúvida, um formulário online tá à disposição, por favor, porque nós sabemos que educadores têm muito tempo livre pra ficar se arrastando na internet, né?
Mas ó, não se esqueçam: no meio desse carnaval de mudanças, a gente só espera que os pobres estudantes não se percam em tanto livro e tanto itinerário! Afinal, a educação é uma festa, mas a gente não quer que vire uma confusão! Vamos acompanhar, porque esse filme ainda vai render muito pano pra manga!