Petrobras e Bahiagás unem forças em Camaçari: revolução dos fertilizantes!

Autor

Categoria

Compartilhar

Oxente, minha gente! Segura essa que a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia – aquela conhecida FAFEN-BA lá em Camaçari, viu? – tá quase pronta pra botar as máquinas pra rodar de novo! O negócio tá na retinha final de manutenção e já tem até previsão daquele bonde voltar com tudo: janeiro de 2026, meu povo! É papo sério que agronegócio vai ter reforço na mão.

Já começou o tal do comissionamento, que na língua do povo é só ajeitar tudo pra funcionar correto. As equipes tavam mexendo no tal do nitrogênio, no ar comprimido, na água de refrigeração e mais um tantão de coisa chique, pra garantir que os testes dos sistemas vão acontecer com segurança e a produção volte lisinha como acarajé de domingo.

E ó, pra não faltar o basiquinho, o gás natural, que é a alma da produção de amônia e ureia – se não tiver ele, não sai fertilizante –, a Petrobras e a Bahiagás firmaram aquele trato firme, meu rei! Eles vão mandar 1,2 milhão de metros cúbicos de gás por dia pelo duto pra FAFEN-BA, pra garantir que o trem não pare no meio do caminho.

O William França, que é o chefia dos Processos Industriais lá da Petrobras, já deu o papo: essa retomada vai ajudar a gente a recuperar o gás nacional, fortalecer o agronegócio e ainda dar um gás no portfólio da Petrobras, que tá sempre pensando em jeito de dar uma grana com o gás produzido aqui no Brasil mesmo. Nada de ficar na mão dos gringo!

Vai rolar a produção da amônia, ureia perolada – que faz aquele verdinho da plantação crescer bonito – e o ARLA-32, que é importante pro meio ambiente dos caminhões, viu? E pra completar, tem até os terminais marítimos lá em Aratu, Candeias, que vão ajudar na distribuição desses produtos batuta.

Agora, presta atenção que o Brasil ainda vive na dependência dos fertilizantes importados, com uns 90% vindo de fora. Por isso, iniciativas assim, pra fazer por aqui, são uma mão na roda pra gente não ficar refém dos altos e baixos do mercado internacional, que às vezes é mais complicado que explicar axé pra gringo.

E isso é tudo quentinho, datado de dezembro de 2025, pra vocês ficarem por dentro do babado da FAFEN-BA, esse trem que vai fazer as plantações do Brasil crescerem com força total. Fiquem ligados que é notícia boa demais, viu?

Autor

Share