728x90

Deputados travam votação do PL da Dosimetria: entenda a polêmica!

Autor

Categoria

Compartilhar

Oi, minha gente, trago um babado quente que deixou geral de boca aberta lá na política! A Câmara dos Deputados aprontou das suas e aprovou um tal de PL da Dosimetria na noite da última terça-feira (9). Mas vai vendo que esse projeto quer é dar uma vaguinha de escape, um empurrãozinho pra diminuir as penas daquelas pessoas que se meteram na confusão do 8 de janeiro de 2023, quando rolou aquele tumulto que todo mundo lembra bem. Vai vendo: até o ex-presidente Jair Bolsonaro pode sair ganhando com essa história, mermão! Tá tudo mundo comentando, porque tá difícil de engolir, viu?

Mas ó, não parou por aí não, viu? A reação das figuras políticas e autoridades foi tipo tempestade na rede social! O deputado Lindbergh Farias, que não é bobo nem nada, tacou na internet que o dia virou triste pros nossos olhos que querem democracia firme. Disse ele que “na calada da noite” tão querendo dar moleza pro Bolsonaro e os generais que foram doidos de tentar dar golpe. E não parou, mandou todo mundo reagir, entrar na luta nas redes e nas ruas porque “sem anistia, minha gente, sem anistia!”

Agora, presta atenção que a deputada Maria do Rosário não ficou mansa, não. Ela soltou um vídeo que parece que tava falando pra quem tava ali na sala: “Inaceitável o que aconteceu! No lugar onde devia defender nossa democracia, eles tão é flertando com o fascismo, viu? Teve até parlamentar que foi puxado com força da sala essa tarde, e agora vem com essa de salvar os golpistas”. Tá vendo a confusão, minha gente? Tá quente demais!

No Twitter, quer dizer, na rede chamada X, o deputado Rodrigo Rollemberg não economizou na crítica: disse que amanhã vai estourar nos jornais a manchete “Câmara facilita a vida pra quem cometeu vários crimes”. E arrematou dizendo que é um absurdo daqueles, que quem deveria pegar pesado com o crime, ficou é baixando a régua pras pessoas que atacaram a democracia. Acha que mais alguém gostou? Parece que não, viu, é vergonha pra quem tá no Congresso!

Deixa eu te contar o que a Gleisi Hoffmann, que é ministra no governo, postou nas redes: ela falou que esse negócio é um retrocesso daqueles que a gente não queria ver depois de um julgamento histórico. Pela primeira vez, disseram “chega” pro pessoal que armou atentado contra a democracia, com direito a ex-presidente e oficiais de alta patente. E esse projeto aí é um tapa na cara porque vai contra a decisão do STF que mostrou que o Brasil não tá pra brincadeira na hora de proteger a democracia. A coisa tá feia!

Agora, vamos à parte do projeto, que é o tal do PL número 2.162 de 2023, uma ideia do deputado Marcelo Crivella. Essa belezinha quer dar uma maneirada nas penas pra quem participou das manifestações políticas depois do dia 30 de outubro de 2022, o que inclui o famoso 8 de janeiro. O que ele quer mesmo é mexer na forma de calcular as penas, ajustando os limites mínimo e máximo, e mudando como a conta é feita em geral.

E ó só, eles querem dar um presente pros tais participantes que não mandaram nem pagaram a bagunça. Pra esses sortudos, a pena vai ser mais leve, entendeu? E tem mais: agora pode ser que o condenado cumpra a sentença em casa, naquela prisão domiciliar que todo mundo já conhece. Mas calma, porque a novela ainda continua! Esse projeto vai dar um pulinho lá no Senado, onde o senador Esperidião Amin vai ser o relator, acompanhando toda a fofoca de perto.

Então, minha gente, fica alerta porque o babado tá longe de acabar, e a democracia que a gente preza merece toda a atenção do mundo, viu? Fique ligado comigo que eu volto com mais novidades desse mundinho da política que não para!

Autor

Share