Ô meu povo, se ajeita que a Mainha tem uma novidade quentinha pra contar que tá dando o que falar aqui em Camaçari! Já começaram as aulas no tal do Camaçari TEC, e detalhe, são 260 jovens aprendizes se jogando nos cursos que vão desde Eletrônica Embarcada Veicular até Soldador Automotivo – o pacote completo da indústria automotiva, visse? E o babado é que essa festa do saber tá sendo organizada pela Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado e o Senai, aquele que a gente sabe que é mestre na formação desses talentos.
Agora escuta só essa: a coordenadora do trem, a Valdeci Martins, não tá pra brincadeira, minha gente! A moça soltou o verbo dizendo que essa parceria é tipo feijoada com laranja, uma combinação que só dá certo. Ela explicou que o Senai traz aquele ensino técnico afiado, enquanto a Prefeitura tá garantindo uma chance daquelas pras pessoas daqui mesmo. O motivo? Preparar essa gente boa para agarrar as oportunidades que estão surgindo, principalmente porque Camaçari tá crescendo igual fermento de bode no forno, sobretudo com essas empresas novinhas em folha chegando na área automotiva. Economia local que se cuide, que vai pesar no bolso positivamente!
Mas olha só que coisa fina: enquanto os meninos tão aprendendo o bico das máquinas, eles tão dando um up no emocional também com as tais das soft skills, que é tipo o jeitinho de se portar, trabalhar em equipe e trocar ideia na lata, como explicou a professora Fabiana Santos. Ela deu o papo reto: “Aqui não é só apertar parafuso, tem que ter ética, saber se comunicar direito e respeitar as diferenças”. Vixe, modernidade pura, viu?
E sabe quem tá aprovando geral é o moço Reinan dos Santos, morador do Dois de Julho, com 27 anos no peito e cheio de esperança! Ele escolheu o curso de Soldador Automotivo de mãos dadas com a oportunidade que a Prefeitura deu, afinal, quem é que não gosta de curso na faixa, né não? Reinan tá de olho nas gigantes como a BYD que tão chegando e quer se qualificar para garantir um trampo bão, tanto pra carreira quanto pra vida, que nem a gente quer um bom feijão no prato lá de casa.
Aí a turma do Mecânico Eletricista de Automóveis também não fica atrás, com a Talita Leite, 33 anos, moradora do Ponto Certo, dando seu pitaco: as aulas tão bombando, ela amando o jeitinho da professora ensinar e dizendo que a galera tá pronta pra chegar chegando no mercado com aquela mão de obra finíssima feita sob medida pra necessidade das empresas. Que prestenção, minha gente, o bicho tá pegando e a rapaziada se preparando pro futuro!
E outra prata da casa vem lá da orla, ó: Ricardo Meneses, 53 anos de Jauá, tá no curso de Funileiro Automotivo aproveitando a chance pra dar aquele grau na experiência que ele já tem na área. O neguinho tá confiante que as portas do mercado vão se abrir pra quem tem mais de 45, porque, vamos combinar, experiência é tudo na vida, né não?
Pra fechar o babado, a Mainha conta que as aulas começaram lá no dia 27 de outubro e vão até mais ou menos entre o fim de dezembro e início de fevereiro – dependendo do curso que o pessoal tá fazendo. Pra entrar nessa, teve até edital público, tipo concurso, pra garantir que todo mundo que tá lá merece mesmo.
E ó, o Camaçari TEC é coisa da casa, viu? Metade das vagas é pros que tão buscando o primeiro emprego, aquele pontapé inicial, e a outra metade pra quem quer se recolocar no mercado e continuar fazendo a roda girar. É uma mão no peito e outra no futuro, porque o negócio aqui é trabalhar junto por Camaçari cada vez mais forte! Oxe, quem quer ficar parado nessa festa cheia de oportunidades, vai perder, minha gente!





