Olha só, meu povo de Camaçari! Ontem rolou uma baguncinha organizada ali no plenário, viu? Vereadores e o povão se juntaram na terça-feira (07/10) pra debater o Projeto de Lei Nº 1180/2025. Esse tal projeto é do Poder Executivo e diz respeito ao Plano Plurianual (PPA) pros anos de 2026 a 2029. Uma audiência pública mais agitada que feira de São Joaquim, presidida pelo nosso querido Herbinho, do União, que não deixou faltar café e água pros convidados.
E a conversa tava boa, minha gente! O PPA é aquele negócio sério que organiza as metas e objetivos do governo lá pra frente, tipo educar, curar povo doentinho, construir coisa e tal. Gabriel Soledade, da Afinco, apareceu lá pra mostrar o mapa da mina e como isso tudo vai virar realidade. E ele ainda disse que é importante ouvir a voz do povo e dos servidores municipais, porque ninguém é pai de tanto menino pra tocar tudo sozinho, né?
O plano tá dividido em Eixos Estruturantes, pipoco com sete Áreas Temáticas, tipo saúde e educação e um montão de Programa distribuído. E o tal Eixo 1 é o “Camaçari Social, Inclusiva e com Qualidade de Vida”, que já taí como prioridade número um. É essa galera aí que promete botar pra frente o cuidado com as pessoas e garantir os direitos, viu? Além disso, eles tão falando de inovação, sustentabilidade, e eficiência, que é um palavrão bonito que todo mundo gosta de usar.
Agora, a Sejuv tá com plano mais detalhado que receita de bolo de vó. Teo Ribeiro, que manda lá, falou das dificuldades todas, mas também das estratégiainhas que ele tá bolando. O homem pediu um help pros vereadores pra aprovar um projeto de lei que vai ajudar nossos atletas a botarem Camaçari no mapa, em competições pelo mundo afora. Quem sabe até um patrocínio, hein? Bora torcer pra isso sair do papel!
Na hora do povão falar, foi zona rural e meio ambiente na cabeça. Emerson Araújo, do tal Instituto Restinga, jogou umas perguntas no ventilador. Antônio Carlos, um morador lá da Lagoa Seca, também entrou no coro, pedindo recurso pros cantos rurais. E o Rubem Vieira, da ODSA, meteu o bedelho sobre o tal PDDU, que parece tá enforcando mais que cinto apertado. Tem até gente que não vai conseguir pagar o IPTU se a prefeitura não ajudar com o Minha Casa Minha Vida Rural, gente.
O tema rural dominou geral ali, junto com fofoca sobre o Instituto de Seguridade do Servidor Municipal (ISSM) e outros trelelês esportivos. Herbinho deu parabéns a todo mundo e quase que foi dança da vitória, dizendo que o debate foi técnico e sem briguinha política. Muito chique, né?
Enquanto isso, o vereador Tagner Cerqueira (PT) fez questão de lembrar que o governo tá ouvindo o povo, principalmente das áreas rurais. A situação lá é complicada, mas o homem garantiu que vai fazer a ponte e achar um jeito de melhorar tudo por lá. Bora aguardar, né?
Agora, o Dr. Elias Natan (PSDB) sentiu falta de representantes das áreas de Ação Social, Saúde, e Educação. Essas áreas são convidadas, mas resolveram não comparecer. Elias quer saber das ideias pro futuro, porque a população tá cheia de perguntas sem resposta. Ficamos no aguardo, né? Ainda teve mais voz de outros vereadores dando pitaco no assunto.
E fiquem ligados, porque a novela continua! Já tem data marcada pros novos capítulos do projeto de lei do PPA. Segunda reunião em 8 de outubro, e depois é uma atrás da outra: dia 15, 29 de outubro e 19 de novembro. Tudo começando às 9h, tá? E pra fechar com chave de ouro, as votações finais acontecem em 9 e 11 de dezembro. É maratona meu povo, mas esperança é a última que morre! Se vier mudança boa, a gente quer, viu?
E aí, Mainha já tá esperando os próximos episódios!





