Olha só, minha gente! O presidente Lula deu o ar da graça em Camaçari, com aquele jeitinho arretado, pra inauguração da fábrica chiquérrima da BYD Brasil. Não é todo dia que se vê um investimento de R$ 5,5 bilhões na nossa terrinha, né? E pense num negócio que vai trazer 20 mil empregos pra galera! Tudo isso porque a BYD resolveu armar o maior fuzuê industrial deles fora da Ásia, aqui mesmo em Camaçari.
Durante o fuzuê da inauguração, o presidente Lula foi logo dizendo o quanto essa fábrica vai levantar o moral do povo daqui, que ficou apertadinho depois que a Ford deu tchauzinho em 2021. E entre uma palavra e outra, o homem soltou: “Isso aí é ajuntar a dignidade e a soberania do nosso povo, viu?” Agora me diga, tem como não elogiar essa chegada com um sorriso na cara?
O burburinho contou com uma cambada de ministros e mandachuvas da BYD. Lá estava também Wang Chuanfu, o manda-chuva da empresa, elogiando nosso Brasil como se fosse o paraíso! Disse que nosso potencial energético e o jeitinho aberto do povo fazem dessa terrinha o lugar perfeito pra crescer.
Começando com 350 felizes trabalhadores, a fábrica vai dar um up na economia rapidinho. Imagine só, até o final do mês já vai ter 2 mil empregados e até 1,8 mil mais nas semanas seguintes! E ainda teve a apresentação do tal híbrido plug-in flex, que só falta falar, de tanta inovação!
No embalo da celebração, a planta tem incríveis 4,6 milhões de metros quadrados e é um orgulho pro nosso Brasil, com uma das linhas de produção mais modernosas da América Latina. Alckmin, cheio de pompa, declarou que essa fábrica é o match perfeito com o programa Nova Indústria Brasil. Quem diria, hein?
A amizade Brasil-China tá só florescendo, meu povo! O embaixador da China, Zhu Qingqiao, não poupou elogios sobre essa fase cheia de amor e parcerias tecnológicas. E a vice-presidente global da BYD, Stella Li, chamou isso tudo de “nova era” pra nossa indústria automotiva. Tá ou não tá parecendo mais uma novela das boas?
Pra fechar com chave de ouro, nosso ministro Rui Costa já foi espalhando a boa nova de que vem mais por aí: vai rolar a duplicação do projeto, com produção de baterias e autopeças. O povo baiano não tira o chapéu pra essa oportunidade, né não?
E é isso, meus amores! A BYD já tá espalhada por Campinas e Manaus, e não param de crescer! Com planos de abrir 250 lojas até 2025, nosso Brasil vai se torn ar no ponto de encontro da inovação. Vixe, agora só falta colocar a pipoca no fogo e acompanhar esse show de perto!





