Olha só, minha gente! O bafafá da vez é que a BYD, a gigante dos carros elétricos, tá causando em Camaçari com a inauguração de sua primeira fábrica fora da Ásia! Foram investidos R$ 5,5 bilhões naquela unidade que antes era da Ford. Agora, os carrões vão ser montados aqui mesmo, começando com kits desmontados. É riqueza que fala, né?
E tem mais novidade: o tal do BYD Song Pro, um SUV bonitão e híbrido, vai ser o primeiro modelo flex dessa fábrica. O veículo é uma máquina, minha gente, combina motor flex com elétrico, botando 235 cavalos pra galopar e ainda é econômico que só! O Alexandre Baldy, meio sérion, confirmou que os carrões híbridos flex vão ser produzidos ali. Oxe, é a modernidade chegando de mala e cuia na Bahia!
A mocinha poderosa Stella Li, que manda na BYD nas Américas, não poupou elogios à nova fábrica. Disse que é a mais chique da América Latina e que a BYD é a rainha dos carros limpos no mundo. E ainda soltou que vão fabricar o tal do Dolphin Mini e o Song Pro aqui em terras baianas. Vixe, é babado forte!
Agora, você acredita que até o Lula apareceu por lá? O bicho foi lembrando do fecho da Ford e disse que agora o carango da BYD vai dar aquela barateada, facilitando a vida dos trabalhadores. Vamos ver, né? A promessa tá feita!
O evento não foi fraco não, viu? Tinha Lula, Geraldo Alckmin, Rui Costa, e até o governador Jerônimo Rodrigues. A turma toda reunida pra celebrar que o complexo de Camaçari vai ser estratégico pra BYD na América Latina. E ainda vão montar de tudo por lá, de insumos de bateria a ônibus e caminhão. É o comércio bombando!
Só que nem tudo são flores, viu? A fábrica ocupa um tantão de terra, tipo 645 campos de futebol. Durante as obras, o Ministério do Trabalho tava em cima, deu rolo com os trabalhadores chineses numa situação meio perrengue. Mas a BYD já ajustou tudo e desfez o contrato com a construtora problemática.
E pra fechar com chave de ouro, souberam que a BYD tá ganhando incentivo até 2032, né? A Bahia tá incentivando os carrões elétricos com isenção de IPVA pra quem gasta até R$ 300 mil. Acima, só 2,5% de imposto. E a BYD não tá de brincadeira, dominando o mercado nacional de elétricos e híbridos. Aguardemos cenas dos próximos capítulos!





