Olhe, minha gente, olha só o babado que tá rolando em Camaçari! A BYD, aquele nome chique que a gente ainda tá aprendendo a falar, vai inaugurar um complexo industrial novinho em folha, com a presença do nosso querido presidente Lula e o manda-chuva da BYD, Wang Chuanfu. É a Bahia largando o polo petroquímico e indo direto pro futuro com a produção limpa e eletrificada!
Pense num investimento de respeito! Bilhões foram colocados de molho pra fábrica que já tá montando os carrões Dolphin Mini, King e Song Pro no esquema SKD. E o melhor, a projeção é que a partir de 2026, eles comecem a produzir com manufatura completa! É pra deixar qualquer um babando!
A fábrica é toda moderninha, viu? Energia 100% renovável e reciclagem de baterias ao ponto! Camaçari tá ficando chique no cenário mundial e a Bahia toda se firmando como polo da transição energética na América Latina. Orgulho, né?
Já tem 1.500 trabalhadores lá, e só em setembro, chamaram mais 365, incluindo 50 vagas pra Pessoas com Deficiência. Go, Bahia! As oportunidades estão pintando por meio do SineBahia, CIAT e por aí vai, então fica de olho, viu?
E as fofocas boas continuam! As equipes estão se misturando bonito com os chineses, aprendendo tudo direitinho na China e trazendo esse conhecimento bacana pra cá. É o Brasil se entrosando no meio do mundão!
E o dinheiro derramou bonito, viu? R$ 3 bilhões pra montar o complexo em Camaçari, maior grana investida fora da China! A área que era da Ford agora tá bombando com automóveis, ônibus elétricos e baterias. Quem diria?!
A BYD tá na missão de puxar fornecedores baianos e brasileiros pra jogada. A meta é chegar em 50% de nacionalização até 2027 e já tão mexendo os pauzinhos com a Continental Pneus. É o corre certinho!
Eles não tão de brincadeira, não! Pegaram a certificação I-REC, que garante energia 100% eólica. Emissão de CO2 reduzida, árvores felizes e o planeta agradece. Além disso, tem programa de reciclagem de baterias que tá acabando com qualquer desculpa pra poluir!
Pra fechar com chave de ouro, a BYD tá arrebentando na rede de concessionárias, com 190 pontos que devem virar 250 até o final do ano. E o melhor: 94 eletropostos pros carrões elétricos! É a Bahia no mapa da mobilidade elétrica!
Tecnologia a mil: tem motor híbrido flex misturando eletricidade com etanol e pavimentando o caminho pra modelos super-híbridos. E olha, a CEO Stella Li já tá sonhando alto, querendo transformar a Bahia no Vale do Silício da América do Sul. Vixe, Mainha, tô doida pra ver!





